Encontro inédito reúne apresentadores dos principais programas de MPB do Estado

20/09/2021 17h42 - Atualizado em 20/09/2021 17h44
Foto: Lucas Melo
Tarcísio Faustini e Franscisco Velasco vão se reunir pela primeira vez em programa especial sobre MPB.

Francisco Velasco e Tarcísio Faustini vão apresentar um programa de rádio juntos, pela primeira vez, no próximo sábado (25), com transmissão simultânea pelas rádios Espírito Santo, Universitária FM e pela TV Educativa.

Juntos, eles somam muitas décadas de vida, boa parte dedicada ao rádio e à paixão pela música popular brasileira. Jornalista e radialista, Francisco Velasco apresenta há mais de dez anos o programa “Ensaio Geral”, nas manhãs de sábado, na Rádio Espírito Santo. Já Tarcísio Faustini comanda há mais de 28 anos o “Domingo Brasil”, aos domingos, na Universitária FM. Agora, os dois comunicadores vão se reunir, pela primeira vez, em torno do projeto “Fina Sintonia”, que compreende a apresentação de um programa inédito, no próximo sábado (25), das 9h às 12h, com transmissão simultânea pelas rádios Espírito Santo, Universitária FM e pela TV Educativa (TVE).

A iniciativa, uma realização do Governo do Estado, por meio do Sistema de Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV-ES), e da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), por meio da Secretaria de Cultura, pretende celebrar a atuação destes dois radialistas que conquistaram o reconhecimento de público e crítica, em função da seriedade do trabalho deles e da difusão da fina flor da música popular brasileira, em variadas épocas e estilos. A mediação será do jornalista e pesquisador musical José Roberto Santos Neves, autor de seis livros sobre a historiografia da música popular brasileira.

Durante as três horas do programa, que será transmitido dos estúdios da Rádio Espírito Santo, Francisco Velasco e Tarcísio Faustini vão conversar sobre a paixão pela MPB e sobre como a música marcou a história de vida deles, além de apresentar uma seleção musical que tem lugar cativo nas memórias afetivas dos dois jornalistas, relacionando-as com a carreira e com alguns dos principais acontecimentos do País nas últimas décadas. O idealizador da homenagem, o jornalista Tinoco dos Anjos, convidou um grupo de jornalistas e radialistas, que aceitaram o desafio de viabilizar a produção, ao entender que o trabalho dos comunicadores é uma resistência histórica em defesa da música popular brasileira.

 

Além disso, a seleção musical compartilhada entre Velasco e Faustini será uma das grandes atrações do programa. “O que os dois tarimbados apresentadores, habituados a ouvir as mais variadas formas da nossa maravilhosa MPB, vão mostrar o que não será ditado meramente por critérios técnicos e históricos. Os ouvintes da Rádio Espírito Santo e da Universitária terão o privilégio de ouvir algumas músicas que marcaram cultural e afetivamente a vida dos comunicadores. Tarcísio, por exemplo, vai de Altemar Dutra, e Velasco, de Nelson Gonçalves. Duas vozes imortais. Sem dúvida, 25 de setembro será um dia de grande audição nas duas emissoras públicas do Estado”, ressaltou Tinoco dos Anjos.

Compositor de sambas e jornalista com 36 anos de atuação na imprensa capixaba, Francisco Velasco destacou que o encontro com Tarcísio Faustini é uma oportunidade de somar forças para a divulgação da MPB e da memória da cultura musical capixaba. “É uma iniciativa incrível e só tenho a agradecer pela equipe que a idealizou. Tenho profundo respeito pelo trabalho do Tarcísio e entendo que nosso trabalho se complementa pela forma como valorizamos a música brasileira e os artistas do nosso Estado”, disse.
Professor do Departamento de Engenharia de Produção, no Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e autor do livro “Caixas de Música”, Tarcísio Faustini expressou a satisfação com a iniciativa de dividir os microfones com Francisco Velasco: “Sinto-me feliz e honrado com esta homenagem. Estar ao lado do Velasco é uma alegria e tenho a certeza de que faremos uma ótima parceria no ar”, comentou.

 

Sobre Francisco Velasco

Francisco Carlos Gomes Velasco nasceu em Colatina, em 24 de agosto de 1952, e passou a residir em João Neiva com um ano de idade, quando o pai, Paulo Lima Velasco, foi contratado pela CVRD. Em 1972, mudou-se para Vitória, onde foi aprovado em um concurso para desenhista artístico da antiga ACARES, atual Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Na empresa, conheceu o jovem desenhista Magno de Assis (Luca), de quem se tornou amigo e parceiro na composição de sambas e de sambas de enredo. É autor, em parceria ou individualmente, de diversos sambas e de outros gêneros musicais gravados por cantores e cantoras capixabas. Estudou Comunicação Social na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), trabalhou em agências de publicidade e foi supervisor do Sistema Tribuna de Rádios, onde lançou, e atuou, no programa “Ensaio Geral”, em 1998, permanecendo na emissora por três anos. Em 2005, estreou na TV Educativa, com o programa “Eu Sou o Samba”, e, em 2011, a convite do então diretor-presidente da RTV-ES, Sérgio Egito, retomou o “Ensaio Geral” na Rádio Espírito Santo, permanecendo no ar como um dos destaques da emissora.

Sobre Tarcísio Faustini

Tarcísio Faustini nasceu em 1950, no município de Aracruz, e mora em Vitória há 60 anos. É engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e professor há 53 anos, dos quais 36 na Ufes, com passagens pelos colégios Americano, Nacional e Leonardo Da Vinci. Trabalhou na Vale durante 48 anos. É consultor de empresas nas áreas de treinamento e análise econômica, colecionador de registros musicais em diversas mídias, pesquisador musical e colaborador do jornal A Gazeta. Há mais de 28 anos criou, produz e apresenta o programa “Domingo Brasil”, na rádio Universitária FM de Vitória. Tem dois filhos e é casado com a cantora Eliane Gonzaga, que faz a locução do programa e colabora na produção do “Domingo Brasil”. Outros colaboradores são Ruy Godinho, Haifa Sawaya e Jace Theodoro, nos quadros “Então, foi assim?”, “Cinetemas Brasil” e “Tirando de letra”, respectivamente.

Serviço:
Programa Fina Sintonia. Especial com Francisco Velasco e Tarcísio Faustini
Mediação: José Roberto Santos Neves
Data: Sábado – dia 25 de setembro
Horário: de 9h as 12h
Transmissão simultânea pela Rádio Espírito Santo 1.160 AM, pela Universitária FM 104.7, pela TVE e pelos sites.
Rádio Espírito Santo: https://bit.ly/3kr0eRf
Universitária FM: https://radio.ufes.br/ouca
Realização: Governo do Estado do Espírito Santo e Universidade Federal do Espírito Santo (Secretaria de Cultura)
Grupo Fina Sintonia: Fátima Côgo, José Roberto Santos Neves, Tinoco dos Anjos e equipes da Rádio e TV Espírito Santo e da Universitária FM.

Texto: José Roberto Santos Neves

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/