TVE apresenta série de entrevistas com escritores capixabas

16/07/2021 17h32
Foto: Divulgação
Iniciativa da Editora Cousa pretende difundir literatura produzida no Espírito Santo.

A literatura sempre esteve presente na televisão brasileira, seja nas telenovelas, nos filmes ou nas produções em que os livros foram adaptados para as telas. Agora, no Espírito Santo, a literatura vai para a televisão com um formato diferente. Numa iniciativa inovadora, a TVE, emissora integrante do sistema de Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV ES), apresenta os responsáveis pelas historias que encantam tantas pessoas.

Autores capixabas, que sempre estiveram nos bastidores, vão para frente das câmeras na ação “Fazendo Literatura em...”. Trata-se de uma série de entrevistas com escritores de seis cidades capixabas, conduzida pelo escritor Caê Guimarães, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura. A estreia será na próxima terça-feira (20), às 20h45, com reapresentação no sábado, às 10 horas.

As entrevistas fazem parte da Caravana Combiousa, ação de difusão literária promovida pela Editora Cousa, que utiliza uma Kombi para valorizar e divulgar a literatura produzida no Espírito Santo. A iniciativa foi contemplada pelo edital de artes integradas da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da Lei Aldir Blanc. Outra ação é o sarau “Cada Lugar na sua Cousa”, inspirado nos eventos promovidos na calçada da Cousa, no Centro de Vitória.

“Inicialmente, o projeto seria desenvolvido em formato presencial, com visitas a seis municípios capixabas. Contudo, devido ao atual cenário de pandemia, que exige distanciamento social, entre outras medidas que visam a preservar vidas, a programação da Caravana Combiousa teve de se adaptar ao ambiente virtual”, explicou Saulo Ribeiro, um dos responsáveis pela Editora Cousa. Ele destaca ainda que serão feitas doações de kits com obras de autores capixabas para bibliotecas públicas das seis cidades contempladas pelo projeto.

Vale lembrar que a ação “Fazendo Literatura em...” vai ao ar na TVE toda terça-feira, às 20h45, com reapresentação no sábado, às 10 horas. As entrevistas podem ser assistidas pela TV aberta, no canal 2 (20 UHF Digital), e também pelas operadoras de televisão por assinatura (RCA Canal 5, Net Canal 15).

Confira a programação:

20/07 - Ana Cristina Santos, de Pedro Canário

27/07 - Salomão Silva Pinto (Sossó), de Conceição da Barra

03/08 - Fabiane Taylor, de Piúma
10/08 - Stael Miranda, de Vitória
17/08 - Facção Inversa, de Guarapari
24/08 - Aluízio Ferreira Sueth, de Alegre

 

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
TVE ES: (27) 3636-4662
Rádio ES: (27) 3636-6664
https://rtv.es.gov.br/