Compartilhamento familiar no campo: as novas gerações do agronegócio do café capixaba

25/06/2019 13h28

Reportagem e produção: Terezinha Jovita

 

A história do Brasil se entrelaça com a cafeicultura. Ela moldou a história econômica do país, como também a sua identidade cultural, social e política e, ainda hoje, está no centro da dinâmica da produção agropecuária brasileira. 

 

Segundo dados do Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a migração dos descendentes (filhos e netos) para a área urbana em busca de educação formal ou emprego, diminui gradualmente o número de moradores da área rural, Estima-se que hoje, no Brasil tenha 18 bilhões de pessoas vivendo do agronegócio.

 

Nesta série de reportagens vamos abordar o esvaziamento na área rural e os investimentos das cooperativas agroindustriais no compartilhamento familiar.

 

O primeiro episódio fala das dificuldades técnicas e tecnológicas e o conflito de gerações enfrentados pelos jovens.

A segunda parte da reportagem mostra as inovações técnicas e tecnológicas de jovens cooperados em suas propriedades.



A terceira parte da reportagem especial sobre o compartilhamento familiar no campo aborda os projetos e investimentos das cooperativas ligadas ao café, em capacitação e formação das crianças e jovens.

A última parte da reportagem mostra o trabalho do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural do Espírito Santo (Incaper) e da organização das Cooperativas Brasileiras e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (OCB-Sescoop)