Diretor da EBC visita o Estado e fortalece parceria com TVE e Espírito Santo FM

27/02/2025 17h11
Foto: Julia Uliana
Bráulio Ribeiro veio conhecer o projeto de expansão da Fundação e acompanhar os trabalhos de transmissão do Carnaval capixaba, que chegou ao Brasil todo e a uma centena de países.

O Diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Bráulio Ribeiro, esteve em Vitória no último final de semana. Ele veio conhecer o projeto de expansão da Fundação Carmélia de Cultura e Comunicação Pública e acompanhar os trabalhos para transmissão do Carnaval capixaba, que foi exibido sábado (22) não apenas para todo o País, mas para uma centena de nações, por meio da parceria entre a TVE e a TV Brasil/ TV Brasil Internacional, canal da EBC voltado para brasileiros expatriados. 

Foi o terceiro ano consecutivo em que os desfiles das escolas de samba capixabas foram retransmitidos pela TV Brasil, trabalho que mobilizou uma equipe de cerca de 100 pessoas, entre profissionais da TVE e da EBC. 

Além dessa parceria, há várias outras, como a retransmissão de conteúdos produzidos pela emissora pública dos capixabas ao longo de todo o ano, participação que cresce a cada mês - tome-se por exemplo as inserções em rede nacional de flashes e conteúdos sobre o Capixabão, além de matérias sobre turismo e cultura do Espírito Santo. Também merece destaque a parceria firmada recentemente entre a Espírito Santo FM 89.1 e a Rádio MEC, do Rio de Janeiro, para veiculação do interprograma ‘Vai, Poema!’. 

Também dentro da cooperação com a EBC, em janeiro de 2025 os transmissores de rádio AM, que eram utilizados pela Espírito Santo 89.1 antes da migração para FM, foram doados para a Rádio MEC e Rádio Nacional, ambas da EBC. Além disso, o projeto de expansão do sinal da TVE, para chegar aos 78 municípios capixabas, será viabilizado graças à parceria com a Empresa Brasil de Comunicação.

“Os projetos, as ideias e o que está por vir nos dão muito entusiasmo. É uma parceria muito importante para a TV pública como um todo, para a TV Brasil e a EBC. A TVE é uma estrutura de comunicação pública histórica do Espírito Santo e que faz parte da Rede Nacional de Comunicação Pública porque o nosso projeto é de rede, a TV Brasil só existe nacionalmente através dos parceiros de rede e a TVE é uma grande parceira, tem contribuído muito com a programação da TV Brasil, como na transmissão do Capixabão. É uma parceira que a gente fica muito feliz de ter e quer estreitar ainda mais os laços”, disse Bráulio Ribeiro. 

Ele comemora o momento atual da comunicação pública no País: “A comunicação pública é um projeto relativamente novo no Brasil e a gente passou recentemente por um período em que ela era considerada inimiga a ser combatida. Muitas emissoras públicas sofreram reveses importantes. De 2023 pra cá, porém, esse cenário começa a mudar. A TV Brasil, a EBC e a Rede Nacional de Comunicação Pública retomam seus projetos, entram novamente no trilho do crescimento e investimento. A gente teve uma expansão importante da rede nacional de comunicação pública, com novos parceiros vindo a fazer parte e antigos parceiros retomando o diálogo e fortalecimento”, conta. 

No Espírito Santo, projetos importantes na comunicação pública vinham sendo articulados desde 2019, culminando, em 2023, com a criação da Fundação Carmélia, para gestão de toda a operação da TVE e da Espírito Santo FM. A criação da Fundação foi baseada no desejo tanto de modernizar e agilizar o gerenciamento das emissoras públicas capixabas quanto de aprimorar a produção de conteúdo, tornando a rádio e a TV ainda mais eficientes na difusão de informações, popularização da cultura, promoção de cidadania e fortalecimento da identidade e da democracia.  

“Modernizar a comunicação pública, tanto no sentido tecnológico quanto de conteúdo, é um trabalho árduo de cada emissora, em cada estado, mas que depende, em grande parte também, de um importante trabalho de rede. Quanto mais essa rede for fortalecida, mais conseguimos fixar na sociedade a nossa importância, mostrando que a comunicação deve estar a serviço da população”, destaca o diretor-geral da Fundação Carmélia, Igor Pontini. 

Com a criação da Fundação Carmélia, a Espírito Santo FM e a TVE estão sendo reestruturadas e serão instaladas no Centro Cultural Carmélia, no bairro Mário Cypreste, em Vitória. O Centro Cultural está em reformas, que serão concluídas no ano que vem. Além de abrigar as emissoras, o local será palco de atrações e projetos culturais. 

Sobre a EBC 

A EBC é uma empresa pública federal que administra a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), alcançando 188 cidades por meio das 162 rádios da rede e 2.548 municípios por meio de 126 geradores de TV que compõem a RNCP.

Assessoria de Comunicação Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública

Maíra Piccin 
(27) 3636-6651
www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@espiritosantofm