Integração entre Rádio Espírito Santo e TVE já é realidade

18/05/2021 19h14 - Atualizado em 05/07/2022 10h45
Regina Trindade e Victor Martinuzzo são âncoras do Jornal do Meio-Dia na Rádio Espírito Santo e na TVE.

Parte do Jornal do Meio-Dia, noticiário da Rádio Espírito Santo, será exibida também na TVE.


Parte do Jornal do Meio-Dia (JMD), noticiário que vai ao ar de segunda a sexta-feira na Rádio Espírito Santo, será exibida também na TVE. A iniciativa é fruto da integração do sistema de Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV ES), e visa oferecer conteúdo jornalístico de qualidade não apenas aos ouvintes da Rádio como também aos telespectadores da TVE.
O novo produto estreia nesta quarta-feira (19). A ação vem ao encontro do Planejamento Estratégico do Governo 2019-2022, que prioriza o desenvolvimento social e os direitos humanos; gestão pública inovadora; cultura, turismo, esporte e lazer; entre outras áreas estratégicas.
Foi montada uma estrutura na Rádio Espírito Santo a fim de viabilizar as transmissões do Jornal do Meio-Dia também pela televisão. Além disso, temporariamente, parte da equipe da TVE vai atuar na redação da Rádio Espírito Santo, com o objetivo de facilitar a transmissão simultânea do JMD nos dois veículos da RTVES.
“A integração das equipes de jornalismo é uma realidade nas redações de diversos veículos de comunicação do país. A TVE e a Rádio Espírito Santo, que são dois dos mais tradicionais veículos de imprensa capixabas, finalmente estão alinhados a essa realidade. Pela primeira vez na história, as emissoras que compõem a RTV ES estão, de fato, integradas”, disse Igor Pontini, diretor-presidente da RTV ES.
Ainda de acordo com Pontini, a integração das redações, mais do que tendência na produção noticiosa, revela-se importante estratégia para aumentar a eficiência da produção jornalística. A automação dos processos de produção, redação e edição de conteúdo é outro estratagema capaz de promover uma significativa economia de tempo e de recursos, sejam eles humanos, materiais e/ou financeiros, nas diferentes etapas de produção jornalística.
Pontini ressalta também que este novo modelo de trabalho garante uma alocação mais eficiente dos recursos públicos, além de dotar o cidadão capixaba de informação pública, gratuita e de qualidade, de maneira irrestrita, especialmente no cenário atual, em que as chamadas fake news provocam tanto desserviço.


Jornal do Meio-Dia
O Jornal do Meio-Dia tem uma hora de duração. Há dois anos no ar de segunda a sexta-feira na Rádio Espírito Santo, o noticiário apresenta aos capixabas tudo o que é destaque nos municípios, no Espírito Santo, no Brasil e no mundo, com edição e apresentação de Regina Trindade e Victor Martinuzzo.
“Estamos muito empolgados e felizes com esse projeto fantástico. Nossa equipe está empenhada em unir esforços, na nossa redação integrada, para que a gente faça um jornal bem bacana e leve essa novidade ao ar para todo o Espírito Santo não só pelas ondas da Rádio Espírito Santo, mas também pela tela da TVE. Modificamos estúdios, melhoramos a estética acústica, adquirimos novos equipamentos, iluminação... ouvintes e telespectadores podem esperar essa grande novidade”, disse Saul Josias, diretor da Rádio Espírito Santo.
Entre os diversos ajustes promovidos está a mudança no horário de veiculação do programa. O noticiário da Rádio agora vai ao ar às 12h15min, a fim de se encaixar também na grade de programação da TVE.
“O JMD já está consolidado na Rádio Espírito Santo. A ideia de levarmos esse produto também para a televisão é uma estratégia que pretende ampliar sua audiência e repercutir com a sociedade os temas que impactam na vida das pessoas. Esse é o papel das emissoras públicas: com correção, transparência e responsabilidade, permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso às políticas públicas, à cidadania, aos seus direitos”, asseverou o diretor-presidente da RTV ES.

Investimentos
Para viabilizar a integração das redações da Rádio Espírito Santo e da TVE, a RTV ES adquiriu um programa de computador que permite que as redações da Rádio Espírito Santo e da TVE “conversem”, de maneira a otimizar a produção de conteúdo e reduzir custos.
“Com a instalação de um software de integração e gerenciamento do fluxo de trabalho, todos os envolvidos terão a oportunidade de compartilhar o processo de produção, desde a reunião de pauta até a exibição do programa”, disse Pontini.
Além do programa de computador, foram planejados outros investimentos para dotar as emissoras integrantes da RTV ES dos recursos necessários à eficiência e eficácia de suas entregas. As ilhas de edição foram modernizadas, e um mochilink vai promover ainda mais dinamismo às transmissões ao vivo.
Estúdios, cabines de locução e outras estruturas físicas foram remodelados na Rádio Espírito Santo. Na TVE, já está adiantado o projeto de modernização do estúdio principal, com a aquisição e instalação de um grande cenário multifuncional equipado de novos painéis, monitores interativos, objetos de cena e iluminação, além da automação do controle mestre.

Pandemia
Além de dispor dos recursos necessários para viabilizar a transmissão do Jornal do Meio-Dia na Rádio Espírito Santo e na TVE, a RTV ES preocupou-se com a saúde e o bem-estar das equipes que estão em trabalho presencial.
“Quando falamos em redação integrada, temos que lembrar que estamos vivendo um momento de pandemia, que requer cuidados extremamente rigorosos para evitar contaminação. Vários membros da equipe de jornalismo da RTV ES estão em trabalho remoto, e precisamos garantir salubridade àqueles que estão presencialmente”.
Além dos protocolos regulares, como disponibilização de álcool 70% e exigência de máscaras, a RTV ES reorganizou o mobiliário a fim de manter o distanciamento adequado e instalou barreiras de acetato entre as estações de trabalho, distribui máscaras aos profissionais, e adota diversos outros protocolos, como a instalação de lavatórios para a higienização correta e frequente das mãos, e a disponibilização de álcool isopropílico para a higienização de câmeras e microfones sem que haja risco de danos aos equipamentos.
“Foram realizadas conversas individuais e em grupo, a fim de entender as necessidades específicas de cada servidor da RTV ES, bem como da coletividade. Na ocasião, apresentamos a proposta de levar o Jornal do Meio Dia também para a TVE, que foi recebida como um novo desafio para as equipes. As escalas de trabalho foram organizadas de maneira a evitar aglomerações, sempre levando em consideração o enfrentamento à pandemia. Não vamos colocar nossas equipes em risco. São elas que entregam informação com credibilidade aos capixabas, e disso, nós não abrimos mão”, finalizou Pontini.

Texto: Juliana Esteves
Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
TVE ES: (27) 3636-4662
Rádio ES: (27) 3636-6664
https://rtv.es.gov.br/