- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
-
Acesso à Informação
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Convênios e Transferências
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Contratos
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Ouvidoria Geral
- Carta de Serviços
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- UECI/RTV-ES
- Dados Abertos ES
- PROGRAMA DE INTEGRIDADE
- Obras
- Relatórios da LAI
- Relação de Veículos
- Agenda das Autoridades
- Prestadores Terceirizados
- TVE
- Rádio ES
- AO VIVO
Novo programa chega na tela da TVE a partir de junho
06/06/2022 11h09 - Atualizado em
05/07/2022 10h49

A série Videobrasil na TV apresenta sete episódios e tem data de estreia prevista para seis de junho, podendo ser vista tanto pela tv quanto pelas redes sociais.
A TVE-ES vai transmitir a série Videobrasil na TV, produzida em comemoração aos 30 anos do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. Dirigida por Marco Del Fiol e Jasmin Pinho, a série conta a evolução da cena artística nos últimos 30 anos e as transformações do Videobrasil nesse período. A partir do dia 06 de junho (segunda-feira), a TVE-ES inclui em sua grade o programa, com sete episódios.
Os episódios iniciais possuem como proposta principal a reflexão sobre as mudanças estéticas do vídeo e sua progressiva inclusão no sistema das artes, com depoimentos e imagens que ilustram esse caminho. Os três episódios finais fecham esse ciclo com curadores e artistas, que discutem as questões estéticas e aspectos da produção artística contemporânea do Sul geopolítico.
Para o diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Nicolas Soares, o programa é a perspectiva da história do vídeo no Brasil por meio da narrativa da instituição. “É importante ver, visualizar como a mídia acompanha, auxilia e é instrumento da história da arte, da história do vídeo no Brasil, como a instituição consegue ser lugar de acolhimento e difusão dessa profissão.”
O episódio de estreia será o “Produção independente: televisão e abertura política”, no qual o telespectador vai conhecer os motivos para a criação do festival. No momento das primeiras produções independentes, ligadas a um momento histórico singular no Brasil.
Seguindo para os seguintes episódios:
Episódio 2 - VÍDEO: LINGUAGENS, TECNOLOGIAS E NOVAS POSSIBILIDADES
O programa traça um retrato da cena de vídeo no Brasil no início dos anos 1980, época do início da popularização do suporte. Como o vídeo foi absorvido por artistas e produtores independentes com o objetivo de construir novas estéticas para a imagem em movimento.
Episódio 3 - INTERNACIONALIZAÇÃO: AS VISÕES DO SUL
O processo de internacionalização do Festival e a escolha do Sul geopolítico como eixo estruturador são os temas do programa, que mostra como ele se tornou um lugar de intercâmbio entre artistas, teóricos e curadores, e uma plataforma de lançamento e inserção para a produção artística dessa região.
Episódio 4 - CIRCUITOS EXPANDIDOS
Ao longo dos últimos trinta anos, vídeo e imagem em movimento assumem novos
lugares, estabelecendo diálogos tanto com as artes visuais quanto com o cinema. O
programa retrata a gradativa abertura do Festival a outras linguagens artísticas,
consolidando sua presença no circuito da arte contemporânea.
Episódio 5 - NATUREZA E ESPAÇO, RECONFIGURAÇÕES DO OLHAR
O primeiro de três programas voltados para a mostra Panoramas do Sul aborda as
diferentes formas como seus artistas e trabalhos articulam a ideia de espaço, explorando temas como a natureza, o espaço urbano, a arquitetura, o turismo mundial, a mobilidade e os vínculos de pertencimento.
Episódio 6 - MEMÓRIA, IDENTIDADE E POLÍTICA
Questão central da contemporaneidade, a memória torna-se um território de disputa
na medida em que inúmeros sistemas de circulação simbólica atuam na construção e reconstrução de nossas lembranças. O programa trata de obras que exploram a relação entre memória, identidade e a tensão entre local e global.
Episódio 7 - IMAGINÁRIOS CONTEMPORÂNEOS
De que modo a intensa midiatização do cotidiano incide na formalização da obra artística? O programa mostra artistas que têm como estratégia a apropriação e ressignificação de elementos midiáticos, repensando nossos processos de subjetivação a partir do diálogo com a comunicação de massa e as redes sociais.
A Associação Cultural Videobrasil tem como ponto principal ser um espaço de visibilidade para aqueles artistas que não estão nos espaços macros das artes.
Texto: Ana Letícia Gabriel
Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/