TV é Cinema é o mais novo programa da grade da TVE

18/05/2022 16h39 - Atualizado em 05/07/2022 10h48

Levando o cinema capixaba direto para a tela e para as redes sociais, o TV é Cinema vai ao ar nesta quinta (19/05)

Entre longas de ficção, documentários, bastidores e entrevistas com os diretores e artistas, o TV é Cinema tem como principal objetivo criar mais janelas para a exibição dos trabalhos produzidos aqui, fomentando assim a cultura audiovisual e o acesso ao público.

As leis de incentivo, tanto estaduais quanto federais, têm sido essenciais para o aumento da produção cinematográfica no Espírito Santo. Waldir Segundo, idealizador, curador e apresentador do programa, afirma que “essas obras tendem a ficar presas a circuitos mais restritos, como os festivais de cinemas. Portanto, exibir esses filmes numa TV aberta e pública é um grande avanço para disseminação do audiovisual capixaba”.

O TV é Cinema resgata os clássicos e exibe os novos, oferecendo ao público uma programação de qualidade que mostra não só o resultado, mas as dificuldades e os aspectos técnicos de como o cinema capixaba é produzido. Hugo Reis, diretor da TVE, reforça que “O TV é cinema vem coroar o momento que o cinema capixaba viveu nos últimos anos, com aumento considerável da produção de curtas, médias e longas-metragens.

Junto com o Curta Vídeo, a TVE complementa sua grade oferecendo visibilidade também aos formatos de maior duração, com possibilidade de sessões temáticas inter-relacionando os diferentes trabalhos produzidos aqui. Além disso, o TV é cinema também pretende mostrar de perto o trabalho de todos os profissionais envolvidos nessas produções.”

Logo na estreia do programa, o espectador verá os bastidores do novo filme do diretor, roteirista e produtor de cinema, Anderson Bardot, intitulado “Procuro teu auxílio para enterrar um homem”, com lançamento previsto para 2023. Bardot apresenta também o curta “Inabitáveis”, obra de sucesso que já rodou mais de 60 festivais ao redor do mundo, incluindo o “Rotterdam Film Festival”, o maior festival de produções independentes, levando um total de 13 premiações.

A nova programação vai ao ar nesta quinta (19), sempre às 23 horas, tanto na TV (canal 2.1), quanto no canal do youtube (@tveducativaes).

Texto: Duanny Gardoni

Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES