Capixabão 2023 pela primeira vez em rede nacional

22/04/2023 11h05
Foto: Rafael Brozeguini (Graúna)


TVE Espírito Santo e TV Brasil levam as emoções da final do campeonato para todo o país.

Pela primeira vez em 106 anos, a partida final do Capixabão vai ser transmitida em rede nacional. O jogo entre Real Noroeste e Nova Venécia, no próximo sábado (22), traz outro marco importante: concretiza a maior transmissão da história do campeonato em televisão aberta desde 1917. A TVE Espírito Santo, emissora integrante do sistema de Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV ES), é a grande responsável por garantir a visibilidade e o reconhecimento que o futebol capixaba merece.

Tais feitos só foram possíveis graças aos investimentos do Governo do Estado na comunicação pública. A Casa do Futebol Capixaba, como a TVE Espírito Santo se consolidou, possui os direitos de transmissão e comercialização do futebol capixaba até o ano de 2025.

“O futebol capixaba é um projeto estratégico do Governo do Estado, que tem investido cada vez mais nas transmissões. Em 2023 transmitimos todos os 59 jogos da competição, com 55 partidas em TV aberta. Sem dúvida foi a maior transmissão regional do país. A grande final é mais uma prova de que continuamos acreditando e investindo no nosso futebol: vamos transmitir a partida para todo o país, em parceria com a TV Brasil”, afirmou Igor Pontini, diretor-presidente da RTV ES.

A transmissão em rede nacional é mais uma parceria da TVE Espírito Santo com a TV Brasil, pertencente à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC). A emissora dos capixabas vai gerar o sinal para a TV Brasil, que vai distribuir esse conteúdo para suas 52 afiliadas, cobrindo todo o território nacional.

“Tanto a TVE Espírito Santo quanto a TV Brasil são emissoras públicas. Essa parceria, mais uma vez, consolida nosso compromisso com a democratização do acesso às produções capixabas. Ao exibir a final do Capixabão para todo o país estamos exportando o melhor do futebol do nosso Estado, valorizando clubes, atletas e torcedores, dando a visibilidade e o reconhecimento que o futebol capixaba merece. Esse papel estratégico das TVs públicas é de extrema importância para o fortalecimento da nossa identidade”, acrescentou Pontini.

Valorização do futebol capixaba

Personagens da decisão, o goleiro Neguete, do Real Noroeste, e o zagueiro Pedro Botelho, do Nova Venécia, pontuaram a importância da visibilidade que a TVE Espírito Santo vem promovendo ao futebol capixaba, além de celebrarem o crescimento das competições estaduais.

“O futebol capixaba precisa ser observado com mais carinho. Isso passa pelo fortalecimento dos clubes, mas também de ser mostrado para outros locais. Acredito que um clube conseguindo alcançar voos mais altos, outros poderão chegar ao mesmo nível”, disse o goleiro.

“Hoje a gente vê a transmissão em todos os lugares. Amigos, familiares, empresários e até dirigentes de outros clubes podem acompanhar o nosso trabalho com os jogos sendo transmitidos nas redes sociais. Uma final para todo Brasil é ainda mais importante para que a gente cresça e alcance os objetivos”, destacou o zagueiro veneciano.

O Governo do Estado vem fazendo uma política de grandes investimentos na estrutura da RTV ES. Com isso, em 2023, foi possível contar com tecnologias que facilitaram a montagem dos sistemas de transmissão, garantindo mais eficiência e qualidade nas entregas, e permitindo que a RTV ES fizesse, em apenas três meses, mais jogos do que foram feitos em todo o ano de 2022.

Este é o quarto ano consecutivo que a TVE Espírito Santo transmite o futebol profissional capixaba. “Precisamos envolver mais pessoas neste trabalho de valorização do nosso futebol. Queremos colocar o futebol capixaba em destaque no Brasil. Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, quando você tem a transmissão ao vivo das partidas, abrem-se possibilidades. Nosso desejo é que continuemos nesse caminho para que este Estado seja cada vez mais reconhecido e o futebol pode nos ajudar nessa empreitada”, disse o Governador Renato Casagrande na ocasião da assinatura do contrato de aquisição dos direitos de transmissão e comercialização do Futebol Capixabapara os anos de 2023, 2024 e 2025.

Sobre a partida

Depois de um empate emocionante no jogo de ida disputado no Kleber Andrade em 0 a 0, Real Noroeste e Nova Venécia voltam a campo para coroar a temporada estadual. A partida será realizada no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca, com pré-jogo especial a partir das 15h15 pela TVE Espírito Santo e bola rolando às 16h.

O Real Noroeste, do técnico Duzinho, vem em busca do tricampeonato com números convincentes na competição: 8 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. O retrospecto recente do campeonato também é favorável aos merengues: são 5 finais nos últimos 6 anos, tendo conquistado o título no mesmo estádio na temporada passada após vencer o Vitória por 1 a 0.

Já o Nova Venécia, de Badinho, vem em busca do seu primeiro título na história. Fundado em 2021, o clube veneciano já possui no currículo os títulos da Copa Espírito Santo e da Série B Capixaba, ambos conquistados em seu primeiro ano de existência.

A disputa entre os dois clubes do interior do Espírito Santo coloca em jogo vagas em competições nacionais para a próxima temporada. Já classificados para a Copa do Brasil 2024, o campeão do duelo entre Real Noroeste e Nova Venécia fatura a vaga para a Série D, além de garantir a participação na Copa Verde 2024. O Real Noroeste está na disputa da Série D 2023. Caso conquiste o título e o acesso, o Nova Venécia herdará automaticamente a vaga para a competição na temporada seguinte. Em caso de novo empate no confronto, a partida será decidida nos pênaltis.

Capixabão 2023 - Final
Real Noroeste X Nova Venécia
Data: Sábado, 22 de abril de 2023
Hora: a partir das 15h15min
Onde: Na TVE Espírito Santo (TV aberta: 2.1, Net/Claro: 15, YouTube e Facebookk: TVE Espírito Santo) e na TV Brasil (Claro TV 531, Vivo TV: 503, BVCi: 112, Oi TV: 21 e 26, emissoras locais: Consulte na sua região)

 

Texto: Robson Maia e Juliana Esteves

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br
@tveespiritosanto
@radioes1160

Tópicos:
TVE, Capixabão, Futebol