Colheita Solidária: neste fim de semana tem ‘arraiá’ na tela da TVE

05/07/2022 10h45
Foto: Divulgação
A música da festa junina fica por conta de Theo Pastorini e Bárbara Greco.

O mês de junho não vai passar em branco: a tradicional festa junina do Centro Estadual de Ensino Técnico (CEET) Vasco Coutinho, localizado em Vila Velha, foi adaptada ao isolamento social e será transmitida ao vivo pela TVE. O evento, intitulado “Colheita Solidária”, será neste sábado (19), a partir das 15 horas, e poderá ser assistido pela TV aberta, no canal 2 (20 UHF Digital), e também pelas operadoras de televisão por assinatura (RCA Canal 5, Net Canal 15).

A ação tem caráter solidário e vai arrecadar alimentos e produtos de higiene, que serão destinados aos alunos e funcionários da instituição de ensino que estão em situação de vulnerabilidade econômica. As doações podem ser feitas até dia 22 de junho, das 8h às 11h, das 13h às 17h e das 18h às 20h, no CEET Vasco Coutinho, ou no dia 19 de junho, na sede da TVE, durante o evento.

De acordo com a organização, a festa junina faz parte do calendário letivo do CEET Vasco Coutinho desde 2013. O evento cultural é uma experiência que contribui para uma prática pedagógica diferenciada que, além de motivar e integrar os alunos de todos os cursos técnicos da escola, possibilita o trabalho interdisciplinar e a integração da instituição com a comunidade da Grande Vitória.

O evento será apresentado por Daiana Scaramuza e contará com a música de Theo Pastorini e Bárbara Greco. Apesar do formato diferenciado, a festa junina “Colheita Solidária” terá várias atrações típicas:

- Correio elegante: Os participantes poderão enviar mensagens pelo Instagram da escola, para que sejam filtradas e lidas pela apresentadora durante a transmissão.

- Concurso de melhor caracterização: os participantes poderão se caracterizar com trajes de festa junina e postar suas fotos, marcando o Instagram do CEET Vasco Coutinho. A produção encaminhará as fotos para um trio julgador composto por professoras do curso de Produção de Moda, que avaliará a criatividade e a objetividade na harmonia do traje em concordância com a tipicidade junina; a originalidade e a criatividade dos materiais utilizados na confecção do traje e dos adereços; a harmonia do conjunto estético, maquiagem e o penteado. As caracterizações mais bem avaliadas serão premiadas e o resultado do concurso será anunciado ao final da transmissão do evento. Os prêmios poderão ser retirados no CEET Vasco Coutinho, a partir do dia 21 de junho,  sendo: 01 HD de 1 T; 01 HD de 500 Gb e 01 fone de ouvido, para os três primeiros lugares, respectivamente.

- Vídeos de apresentação de receita culinária: durante a transmissão, serão apresentados três vídeos de um minuto, nos quais serão apresentadas receitas de pratos típicos das festividades juninas.

 Caráter solidário e pedagógico

 Além do suporte da equipe de professores, alunos e estagiários do CEET Vasco Coutinho, o evento conta com a atuação da Click!, Agência Experimental de Comunicação Multimídia. Cabe à Click! a criação de vídeos, vinhetas e produção fotográfica do evento.

A Click! é o laboratório dos cursos técnicos de Multimídia e Rádio e Televisão do CEET Vasco Coutinho, que atende a duas instâncias: a pedagógica e a da produção institucional.

A parte pedagógica considera que a Agência é, em essência e em primeiro plano, um espaço pedagógico. Desta forma, procura-se promover o conceito de que a agência é um espaço laboratorial de experiências para os alunos.

A produção institucional compreende que a Agência, mesmo que desenvolvendo práticas laboratoriais, tem a oportunidade de ter como cliente o Governo e as Secretarias de Estado, aplicando, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de projetos reais, sob a orientação de professores especialistas.

Serviço:

Colheita Solidária

Data: 19/06/2021

Horário: das 15h às 16h30

Local: TVE - Canal 2 (20 UHF Digital), RCA Canal 5, Net Canal 15.

 

Texto: Juliana Esteves

Informações à Imprensa:

Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES

TVE ES: (27) 3636-4662

Rádio ES: (27) 3636-6664

https://rtv.es.gov.br/