Doe sangue antes de cair na folia

28/02/2019 10h57 - Atualizado em 11/03/2019 10h17

Você que está se preparando para viajar ou curtir o Carnaval, que tal fazer uma parada antes no Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) e contribuir para a manutenção dos estoques de sangue neste período?

Pensando na maior probabilidade de acidentes por conta do aumento do fluxo de veículos nas rodovias que cortam o Estado durante o Carnaval, o que consequentemente aumenta os riscos de acidentes, o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) estará de portas abertas para receber doadores voluntários durante os dias de folia. É importante não deixar de doar. No período do feriado prolongado há uma baixa significativa de 20% a 30% no estoque de sangue.

De acordo com a diretora técnica do Hemoes, Rachel Lacourt, durante o Carnaval é necessário o aumento de estoque nos bancos de sangue, em especial o tipo O-, que, por ter fator RH universal, ou seja, pode ser transfundido em pessoas com qualquer outro tipo sanguíneo, é o primeiro utilizado em caso de emergência, em que não há tempo para identificar o tipo sanguíneo do paciente.

Rachel faz um apelo pela necessidade de um estoque favorável desse tipo sanguíneo, especialmente nesta época do ano, e alerta também para a importância da doação de todos os tipos sanguíneos, uma vez que a partir deles são produzidos os hemocomponentes, como as plaquetas.

“A necessidade de um fator não interfere na necessidade dos demais fatores, como os positivos. Temos que produzir plaquetas e outros hemocomponentes, e para isso, precisamos ter gente dentro dos hemocentros todos os dias doando. Caso contrário, não conseguimos atender à demanda da população”.

Quem pode doar

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Onde doar durante o Carnaval

– Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Tel. 3636-7920 / 7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7 às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20). No domingo (03), o funcionamento será até as 18h, com cadastro do doador até às 17h20.

Com informações da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa)