Estado quer criar observatório de trânsito, diz diretor-geral do Detran-ES

14/05/2019 10h09
Givaldo Vieira, diretor-geral do Detran-ES, durante abertura nacional do Maio Amarelo, no Palácio Anchieta

O Maio Amarelo é um movimento que está em sua sexta edição e acontece em todo o Brasil, durante o mês de maio, com o objetivo de sensibilizar a população sobre os acidentes de trânsito. Um dos eixos estratégicos do Detran este ano, segundo o diretor-geral do órgão, Givaldo Vieira, é a redução do número de acidentes de trânsito no Estado.

Para isso, estarão sendo feitas ações junto a órgãos, empresas, faculdades, além da campanha publicitária já no ar. O objetivo da Organização das Nações Unidas é diminuir, até 2020, em metade o número de acidentes de trânsito.

Outra ação é a criação de um observatório do trânsito, com informações que serão coletadas e utilizadas com o intuito de prevenir e reduzir acidentes, em um convênio de cooperação técnica com Instituto Jones Santos Neves, a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e o Detran-ES, que é o primeiro passo para a criação desse observatório.

“Esse convênio é um primeiro passo para o observatório do trânsito. Ele será um big data, acumulando informações e dados sobre acidentes de trânsito no Espírito Santo. permitindo  que, ao compreender a natureza desses acidentes, serão traçadas ações para fazer a prevenção”, disse Vieira.

Saiba mais na entrevista realizada por Victor Martinuzzo com o diretor-geral do Detran-ES, Givaldo Vieira: