‘Fala de Crias’: nova série na TVE Espírito Santo aborda democratização do audiovisual

11/11/2024 15h37
Foto: Reprodução/TVE
Artistas ligados ao audiovisual, como Bárbara Colen, falam sobre importância da representatividade das minorias em série que começa nesta terça-feira (12).

A equipe da TVE Espírito Santo convoca o público capixaba a refletir sobre a produção audiovisual e sua democratização, convidando-o também a analisar questões cruciais da contemporaneidade, como justiça social, igualdade racial e de gêneros. A partir desta terça-feira (12), a emissora vai transmitir a série “Fala de Crias”, exibindo entrevistas com alguns dos artistas que marcaram presença na edição deste ano do Crias.Lab.

Serão sete episódios, que vão ao ar sempre às terças-feiras, às 18h45, até o dia 24 de dezembro. A primeira entrevistada é a atriz Bárbara Colen, que tem entre os trabalhos a atuação no filme “Bacurau”. Barbara Colen aborda temas como a representatividade da mulher negra no audiovisual.

No dia 19 de novembro, será exibida a entrevista com a documentarista capixaba Eliza Capai, que também fala de feminismo. No ano passado, ela lançou o documentário “Incompatível com a Vida”, no qual reflete sobre a perda de um bebê com má-formação, discutindo questões pessoais e políticas.

Em 26 de novembro, a showrunner Debora Garcia vai falar sobre entretenimento educativo, ou o “edutainment”, a partir da produção de conteúdos visando à transformação social e que surge com a parceria entre marcas e a sociedade civil organizada.

No dia 03 de dezembro, será a vez de GG Fákòlàdé, cineasta capixaba, do curta “Remendo”, premiado no Festival de Gramado em 2023. No dia 10 do mês que vem, entrará em cena a jornalista e curadora Renata Novaes, abordando a representação das minorias.

Já a roteirista da Netflix Donna Oliveira será a entrevistada de 17 de dezembro e a cineasta capixaba Tati Rabelo falará no dia 24. Tati Rabelo vai discutir a importância do olhar das periferias na construção de narrativas audiovisuais.

O Crias.Lab é um projeto de comunicação e cultura, que tem por objetivo desenvolver a arte em comunidades periféricas. Foi realizado em junho pela Puri Produções, em parceria com a TVE Espírito Santo, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado.

Ficha técnica da série “Falas de Crias”

Entrevistas: Elaine Garau e Marco Rost
Produtor: Marcelo Gomes
Estagiária: Nega Yara
Cinegrafista: Alberto Pires e Maycon Costa
Edição: Vinicius Vasconcelos
Finalização: Vinicius Vasconcelos
Finalização: Iza Rosenberg

Texto: Maíra Piccin

Informações à Imprensa:
Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública
https://www.fundacaocarmelia.com.br
@fundacaocarmelia
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1