Governo entrega novos leitos de terapia intensiva no Hospital Estadual Infantil de Vitória

12/06/2018 16h36

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou nesta segunda-feira (11) 26 leitos (10 UTI e 16 semi-intensivos), no novo espaço da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (Utip), no Hospital Estadual Infantil de Vitória, elevando para 41 o número total de leitos desse tipo que o hospital oferece para atendimento de crianças. O governador Paulo Hartung e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, acompanhados de outros secretários e subsecretários de Estado, autoridades políticas e profissionais de saúde visitaram as novas dependências da Utip.

 

“É gratificante começar a semana com essa inauguração.  Aos profissionais que irão trabalhar aqui desejo sucesso e que Deus abençoe todos vocês. A estrutura está em boas condições, está equipada, mas as relações que contam são as pessoais. Por isso a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais que aqui irão trabalhar. Também agradeço à Polícia Militar pela ação que viabilizou essa parceria. Esse aqui é um jogo de ganha-ganha. Ter possibilitado essa estrutura e, consequentemente, ter melhorado o atendimento infantil e, ao mesmo tempo, o atendimento à família dos militares é uma situação em que todos são beneficiados”, comemorou o governador Paulo Hartung.

Novos leitos

 

Os novos leitos entregues nesta segunda-feira (11) compõem a Unidade de Terapia Intensiva (Utip) localizada no segundo piso do prédio do Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira, onde já funciona o Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi do Hospital Infantil de Vitória, com 105 leitos.

 

A ampliação do serviço foi possível porque a Utip foi transferida para um espaço ao lado de onde ela funcionava. A obra, que custou R$ 272.500,00 durou seis meses e foi realizada por meio de parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), sem custo.

 

A obra foi realizada por um grupo de dez detentos que cumprem pena em regime semiaberto em presídios do Espírito Santo. Conforme prevê a Lei de Execução Penal, os detentos que trabalham são beneficiados com a remição da pena. Desta forma, a cada três dias de trabalho, um dia é abatido da pena a ser cumprida.

 

Assim como os demais leitos intensivos e semi-intensivos que já funcionavam na unidade do Hospital Estadual Infantil em Santa Lúcia e na unidade de Bento Ferreira, os novos leitos serão regulados pela Central de Regulação de Internação da Sesa, podendo atender pacientes de todo o Estado.