Mais da metade das vacinações contra a febre aftosa ainda não foram comprovadas

24/05/2018 13h02

Os produtores rurais que possuem bois e búfalos com menos de dois anos de idade em suas propriedades precisam ficar atentos ao prazo final para a vacinação contra a febre aftosa, que se encerra na próxima quinta-feira (31).

 De acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), nesta etapa da campanha aproximadamente 700 mil animais precisam ser imunizados, mas, até o momento, foram comprovadas apenas 315 mil vacinações, número considerado baixo pelo órgão.

 “O índice de comprovação está em torno de 45%, mas muitos produtores deixam para realizar o procedimento nos últimos dias, portanto, é possível que muitos já tenham vacinado, mas ainda não atualizaram as informações junto ao Idaf”, explicou José Dias Porto Júnior, responsável pelo programa de febre aftosa no Instituto.

 Para quem ainda não comprou, as vacinas podem ser adquiridas, somente durante a campanha, em lojas agropecuárias cadastradas junto ao Idaf. Já a comprovação da vacinação, que é obrigatória, pode ser feita pela internet, até o dia 31 de maio, ou nos escritórios locais do órgão, até o dia 8 de junho.

 Os proprietários que não vacinarem ou não atualizarem seu rebanho estão sujeitos a multa. Além disso, a propriedade fica impedida de movimentar seus bovinos e bubalinos até que a situação seja regularizada. A atualização cadastral também é obrigatória para os produtores que não tenham animais em idade vacinal.

Mais informações com a Repórter Ingrid Almeida