- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
-
Acesso à Informação
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Convênios e Transferências
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Contratos
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Ouvidoria Geral
- Carta de Serviços
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- UECI/RTV-ES
- Dados Abertos ES
- PROGRAMA DE INTEGRIDADE
- Obras
- Relatórios da LAI
- Relação de Veículos
- Agenda das Autoridades
- Prestadores Terceirizados
- TVE
- Rádio ES
- AO VIVO
Memória preservada: registros históricos da TVE disponíveis na internet
24/05/2024 10h00 - Atualizado em
24/05/2024 10h46
Foto: Reprodução/TVE
Imagens de grandes artistas, entrevistas raras, registros históricos e muitos outros conteúdos da TVE podem ser acessados na Midiateca.
Imagens raras, captadas pela TVE entre os anos de 1980 e 2000, serão disponibilizadas de graça pela internet. O acervo analógico da emissora pública dos capixabas, acondicionado no Centro Cultural Carmélia, foi completamente digitalizado, e será lançado na plataforma da Midiateca Capixaba. O lançamento será durante o Fórum de Diálogos Sobre Acervos Digitais: Curadorias, que acontece nesta segunda-feira (27), a partir das 9h30 no Hub ES+, Centro de Vitória.
Cerca de 1.200 fitas analógicas, no formato U-matic, foram digitalizadas pela Secretaria da Cultura (Secult), totalizando mais de 3.600 vídeos. O arquivo é um precioso resgate de cenas raras da história do Espírito Santo e agora poderá ser acessado por qualquer pessoa em: https://midiateca.es.gov.br/tve/ . É possível fazer buscas utilizando palavras-chave para encontrar o conteúdo desejado, e até fazer o download em baixa resolução. A utilização do conteúdo é permitida desde que citada a fonte.
“Além de preservar o acervo, a digitalização e a disponibilização na Midiateca são maneiras de universalizar o nosso conteúdo. Estamos permitindo que pessoas de qualquer parte do mundo tenham acesso à nossa história, à nossa cultura, às nossas raízes. A TVE está cada vez mais moderna, atenta às transformações do nosso tempo. É nossa missão, enquanto emissora pública, cuidar, valorizar e fortalecer cada vez mais a identidade e a soberania de todos nós, capixabas”, disse Hugo Reis, diretor da TVE.
O processo de digitalização foi bastante cuidadoso. O material foi higienizado e restaurado para só então ser digitalizado, organizado, indexado e disponibilizado na plataforma. Entre os conteúdos estão imagens de grandes artistas capixabas, entrevistas raras, registros históricos do Carnaval do Espírito Santo e muitos outros.
A ocasião marca ainda o lançamento do Guia de Propriedade Intelectual da Midiateca Capixaba. Elaborado por meio da parceria entre a Secult, o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e o Internetlab, o guia tem como objetivo reforçar a importância da análise das diversas camadas de direito existentes nos acervos, itens e coleções que compõem a plataforma, constituindo material diretivo e de informação para as instituições culturais e seus diferentes acervos.
Sobre o evento
O Fórum de Diálogos Sobre Acervos Digitais: Curadorias é um desdobramento da parceria entre a Midiateca Capixaba e o Museu das Comunicação e Humanidades (Musehum), iniciada em janeiro de 2023, que vem se dedicando ao debate e à reflexão acerca de funcionalidades e propostas para a plataforma Tainacan, visando à preservação digital de acervos.
O primeiro fruto desse trabalho é a Nota Técnica que aborda as Curadorias Digitais, apresentando definições, orientações e reflexões sobre experiências vividas pelas duas instituições, com suas respectivas coleções, além de boas práticas empregadas por outros espaços de guarda de acervo, que reverberam no universo on-line e impactam no alcance do público conectado. Publicada em formato digital, a Nota Técnica será lançada durante o fórum e ficará disponível on-line para livre acesso de todas as pessoas interessadas no tema.
A parceria entre a Midiateca Capixaba e o Musehum visam ao compartilhamento de informações e à troca de conhecimento entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e o Oi Futuro, responsável pela gestão do Musehum, entre outros projetos que integram inovação e tecnologia em seus acervos e em exposições temporárias.
Para saber a programação completa do evento, e outros detalhes, acesse:
Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão
Espírito Santo (RTV ES)
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br
@tveespiritosanto
@tveesportes
@radioes89.1