O ESTADO RECEBE AMBULÂNCIAS NOVAS PARA RENOVAR A FROTA DE ATENDIMENTO NO SAMU

17/05/2018 11h37 - Atualizado em 17/05/2018 11h48

Nesta quarta-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou 10 novas ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que serão destinadas à renovação da frota. Os veículos foram enviados pelo Ministério da Saúde e serão renovados de acordo com a necessidade, podendo ser Unidade de Suporte Básico (USB) ou Unidade de Suporte Avançado (USA).

 

“Em fevereiro deste ano, foram entregues oito ambulâncias, totalizando 18 novas ambulâncias para garantir o atendimento à população em uma frota mais moderna”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira.

 

Atualmente, o Samu 192 conta com uma frota de 31 ambulâncias, atua em 18 municípios, abrangendo um total de 2,21 milhões de pessoas, o que representa uma cobertura de 56% da população capixaba.

Municípios atendidos

No Espírito Santo, o Samu 192 atende em Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Cariacica, Viana, Guarapari, Piúma, Anchieta, Marechal Floriano, Domingos Martins, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Itaguaçu, Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante e Itarana.

 
Expansão

O Governo do Estado vai ampliar o acesso da população ao Samu 192. O serviço será oferecido em mais quatro municípios: Laranja da Terra, Ibatiba, Conceição do Castelo e Santa Leopoldina. Somente nesta área a cobertura será de 63.172 pessoas. Cada município receberá uma Unidade de Suporte Básico (USB). Com a expansão, serão 2,28 milhões de pessoas atendidas, uma cobertura de 58% da população do Estado.


Além disso, o Governo também vai melhorar o atendimento para o município de Domingos Martins. Atualmente, a população é assistida com a ambulância que está localizada em Marechal Floriano. Com o objetivo de diminuir o tempo-resposta dos atendimentos, Domingos Martins contará com uma Unidade de Suporte Avançada, UTI móvel.


A contrapartida dos municípios será disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.