- Institucional
- Contato
- Legislação
- Licitações
-
Acesso à Informação
- Acordos sem Transferência de Recursos
- Convênios e Transferências
- Ordem Cronológica de Pagamentos
- Privacidade e Proteção de Dados
- Ações e Programas
- Contratos
- Convênios
- Despesas
- Servidores
- Ouvidoria Geral
- Carta de Serviços
- Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
- UECI/RTV-ES
- Dados Abertos ES
- PROGRAMA DE INTEGRIDADE
- Obras
- Relatórios da LAI
- Relação de Veículos
- Agenda das Autoridades
- Prestadores Terceirizados
- TVE
- Rádio ES
- AO VIVO
Olhar Milenar: webserie estreia na tela da TVE Espírito Santo
18/05/2023 07h53 - Atualizado em
19/05/2023 09h12
Foto: Joaquim NS/Divulgação
As histórias e as receitas ligadas ao cultivo do milho por comunidades tradicionais são apresentadas em 4 episódios
Os saberes dos povos tradicionais, como indígenas, pomeranos e quilombolas, em torno do cultivo e do consumo de milho são destaques na websérie Olhar Milenar. Estruturada em 4 episódios de 5 minutos, a websérie estreia na TVE Espírito Santo nesta quinta-feira (18) às 13h15, com reapresentação aos sábados, às 14h30, na emissora pública dos capixabas pelo canal 2.1.
A artista capixaba Lígia Sancio é idealizadora, diretora e roteirista da websérie Olhar Milenar. Em cada episódio, gravuras coloniais e imagens de arquivo selecionadas a partir de pesquisa iconográfica realizada pela documentarista e artista plástica Monica Nitz, contextualizam e trazem ao debate a ciência indígena em torno do cultivo e consumo do milho e seus desdobramentos a partir das interações consequentes à invasão colonial. Em cada episódio, também, uma receita tradicional é apresentada de acordo com o contexto e momento histórico-cultural onde está inserida.
No primeiro episódio, o Mbyta, a tradicional pamonha, é apresentada a partir de sua origem estritamente indígena. O modo de preparo e consumo do Mbyta remonta ao período pré-colonial, evidenciando o saber indígena e a ciência por trás desta receita.
No episódio 02, o Mungunzá, a canjica doce de milho branco, é apresentado como forma de resistência dos negros escravizados e, simbolicamente, de ressacralização do milho indígena a partir das mãos negras.
No episódio 03, o Brote, pão preparado com fubá de milho branco, alternativa ao trigo europeu, e raízes ameríndias como a batata doce, a batata doce branca e o cará, testemunham o encontro dos colonos europeus Pomeranos com o milho a partir do saber indígena de seu manejo e consumo.
No episódio 04, a roteirista e diretora evoca suas memórias infantis, nas quais o milho aparece na praia em sua forma primordial, cozido na água, e também como guloseima tropical, em forma de picolé e sorvete.
Serviço:
Olhar Milenar
Toda quinta às 13h15min
Reapresentação aos sábados, 14h30min
TVE Espírito Santo (Canal 2.1)
Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br
@tveespiritosanto
@radioes116