Rádio Espírito Santo AM 1.160: A sua companheira de todas as horas

02/04/2019 16h44 - Atualizado em 07/02/2020 17h29

A Rádio Espírito Santo AM é a mais tradicional emissora do Espírito Santo. Em 14 de Janeiro de 2020, a emissora completou 80 anos de transmissões ininterruptas. Operando em 50 Kilowatts, na frequência de 1.160 Khz, atinge todo o Espírito Santo, além do norte e nordeste de Minas Gerais, sul da Bahia e norte do Rio de Janeiro. À noite, pela facilidade na expansão das ondas hertzianas, a emissora símbolo do estado alcança grande parte do território nacional.

Em 24 horas de transmissão, todos os dias, a Rádio Espírito Santo tem como público-alvo indivíduos das classes B, C, D e E. Mas em determinados momentos de sua programação, também é ouvida por segmentos da classe A da sociedade.

Pesquisas do site radios.com, feitas ao longo de 2018, mostram a Rádio Espírito Santo como a AM mais acessada no Estado. Além desta marca importante, as últimas aferições do Ibope apontam a emissora em 2º lugar na preferência do ouvinte.

Por tradição, a Rádio Espírito Santo é uma emissora que os ouvintes conhecem, sua programação, seus comunicadores e sabem que todos os dias tudo estará lá, do mesmo jeito, na mesma hora, na frequência 1.160 do dial.

Um aspecto forte no perfil da Rádio Espírito Santo AM é a interatividade, a ação recíproca entre a emissora e seus ouvintes. Em todos os programas há, em maior ou menor escala, espaço para a participação dos ouvintes, que têm abertura para manifestar livremente suas opiniões.

A prestação de serviço está presente em toda a programação da Rádio Espírito Santo . Os ouvintes procuram a emissora para as mais diversas necessidades como pedidos de doação de sangue, cadeira de rodas, medicamentos etc. E têm seus apelos veiculados pela rádio. Há ainda os apelos sociais, sempre acompanhados de uma posição das autoridades envolvidas no assunto. Assim, quem reclama de um buraco na rua, por exemplo, tem, em contrapartida, a resposta da empresa pública responsável pela manutenção das vias.

No perfil da Rádio Espírito Santo a credibilidade é a palavra-chave que abre todas as portas, tanto do ponto de vista da informação, quando do lado comercial. A Rádio Espírito Santo possui esta marca perante os ouvintes, isto é, o que a rádio fala e o que os comunicadores dizem, o ouvinte acredita.

No tocante à informação, a credibilidade da emissora é que referenda os noticiários, os programas, as transmissões esportivas. O ouvinte tem a certeza de ouvir a verdade, porque ele ouviu na Rádio Espírito Santo. No aspecto comercial, a Rádio Espírito Santo tem um público que acredita nela, diz aos ouvintes, pelos comerciais que veicula, que os produtos são bons, seguros e confiáveis. Além disso, há a prática do testemunhal, um tipo de propaganda que só é possível ser feita por quem tem credibilidade.

A qualidade é outro fator-chave no perfil da Rádio Espírito Santo. Como um todo, a emissora poderia ser resumida neste pilar da qualidade: entretenimento, esporte e jornalismo distribuídos numa programação feita por profissionais competentes. Apresentadores, operadores, produtores, repórteres e estagiários: todos trabalhando para manter uma programação de qualidade, que dá ênfase à notícia, ao esporte, à prestação de serviços e, é claro, a divulgação da música brasileira e capixaba.