Rádio Espírito Santo completa 82 anos com programação especial  

07/01/2022 17h07 - Atualizado em 05/07/2022 10h47

Fundada em 1940, rádio é uma das mais antigas do País. Para homenageá-la, será realizada uma missa de ação de graças na Catedral Metropolitana.

 

Oficialmente inaugurada em 1940, a Rádio Espírito Santo completa 82 anos no próximo dia 14 de janeiro de 2022. Para comemorar o aniversário da rádio pioneira do Estado, uma programação especial vai acontecer no programa Sintonia do Povo, com Zé Capiau, a partir da próxima segunda-feira (10), prosseguindo até o final de janeiro, sempre a partir das 14 horas, com vários cantores capixabas. Além disso, uma missa de ação de graças na Catedral Metropolitana de Vitória vai ser realizada no dia 16, em homenagem à rádio.

 

O Sintonia do Povo começa com a dupla Meninos de Ouro e vai trazer outros cantores do momento, como Leka Rodrigues, Alan Salles, Lucas Niero, Jonathan Marrone, Bonde do Leal, Rei Camargo, entre outros. Artistas consagrados, como Carlos Papel e Carlos Bona, também participam da programação.

 

Segundo o diretor da Rádio Espírito Santo, Saul Josias, já é tradição comemorar o aniversário da rádio com uma programação especial e este ano não podia ser diferente. “A pandemia atrapalhou um pouco no ano passado e este ano, com a vacinação, pudemos fazer uma programação, mesmo que menor, mas com certeza que vai deixar nossos ouvintes felizes”, destacou.

 

Para Josias, a rádio segue mantendo a história da radiodifusão capixaba, sempre viva e conquistando mais e mais ouvintes. “De fato, a companheira de todas as horas, apelido carinhoso destinado à 1.160 AM, tem feito um trabalho valoroso na difusão de notícias, cultura e entretenimento aos espectadores. Destaco a grandeza cultural que é sediar uma rádio como essa no solo capixaba, que é um orgulho para nossa terra. Ela faz parte da história do Estado do Espírito Santo”, disse.


A missa da Catedral Metropolitana de Vitória será transmitida pela Rádio Espírito Santo e também pela TVE, que já faz essa veiculação todo domingo.


Pioneira no Espírito Santo

 

A ética, o respeito e a cidadania são os três fundamentos que guiam as atividades da Rádio Espírito Santo, a companheira de todas as horas do povo capixaba. Voltada à música, ao esporte e à cultura, a Rádio Espírito Santo faz parte do Sistema de Rádio e TV do Espírito Santo e foi oficialmente inaugurada em 1940, pelo Governo do Estado. No entanto, as primeiras ações ocorreram sete anos antes, em 1933, quando, em um contexto de euforia com a novidade do rádio no Brasil, um grupo de amigos fundou a “Sociedade Civil Recreativa Rádio Club do Espírito Santo”, que funcionou até 1939.

 

Um dos grandes destaques da Rádio Espírito Santo ainda hoje é o esporte. Desde 2019, é a única rádio que tem acompanhado todos os jogos do Capixabão, jogos da série D do Brasileirão, jogos do Capixabão séries A e B, Copa Espírito Santo, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Já na música, as ondas da 1.160 AM proporcionaram momentos únicos para o povo Brasileiro, ao convidar nomes ilustres para a programação, como o Rei Roberto Carlos, Elza Soares, Nelson Gonçalves e outros grandes artistas.

 

Atualmente, a programação conta com profissionais que estão na equipe há mais de 30 anos e outros mais novos, que estão marcando uma outra fase da rádio. A partir da cobertura dos esportes, do espaço dado aos artistas capixabas e da importância dada à prestação de contas de figuras políticas e sociais, e, claro, do entretenimento e diversão proporcionados aos ouvintes que têm acompanhado a trajetória de crescimento, a Rádio Espírito Santo segue sendo protagonista e referência de qualidade, dedicação e excelência.

 

Texto: Duanny Gardoni

 

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
(27) 3636-6664 / WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/