Reunião do Comitê para investimentos na Segurança Pública

22/05/2018 10h58

Criado neste mês de maio, o Comitê de Monitoramento e Avaliação de Investimentos (CMAI), da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), teve a primeira reunião na tarde desta segunda-feira (21), no gabinete da pasta. O objetivo do grupo é monitorar e avaliar a política de investimentos na segurança.

Recentemente, o Governo do Estado anunciou o maior aporte na história da Segurança Pública no Espírito Santo. Serão R$ 350 milhões ao todo para reforçar e valorizar as instituições.

Esses investimentos a serem realizados serão feitos pela própria Sesp e pelos seus órgãos vinculados, a partir da alocação de recursos financeiros do Tesouro Estadual, derivados de convênios federais e oriundos de contratos de financiamento firmados pelo Governo do Estado com o BID e BNDES.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, e o secretário de Estado de Planejamento, Regis Mattos Teixeira, assinaram termo para o uso da ferramenta SigES, para agilizar convênios e editais referentes às áreas, que começam a ser executados ainda neste ano.

O grupo é formado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Nylton Rodrigues, subsecretários da pasta, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Ramalho, o delegado geral da Polícia Civil, Guilherme Daré, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Iseip Costa, e o diretor geral do Detran estadual, Romeu Scheibe Neto.

Na reunião, o secretário Nylton Rodrigues afirmou que enxerga a Sesp como um organismo para fortalecer as instituições. Além disso, reforçou que o uso do SigES vai ser útil para facilitar o foco nos investimentos e ver a progressão dos projetos. Anunciou ainda que as reuniões do CMAI serão semanais ou extraordinárias, ou seja, quando houver um tema para ser debatido com urgência.

O secretário Regis Mattos, por sua vez, ressaltou estar feliz pela ferramenta ajudar a Segurança Pública do Estado e abre um leque para que a área tenha ainda mais profissionalismo.

As atribuições do CMAI serão Planejamento Estratégico Integrado, Monitoramento dos Projetos e Resultados, Acompanhamento da Execução e Tomada de Decisão e Ações Corretivas.

Mais informações com o Repórter Saul Josias

Ações de investimento

As ações de investimento estão focadas na Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Há a convergência para a valorização das instituições.

No rol da Sesp estão previstas a ampliação da Delegacia Online (Deon), implantação do Observatório da Violência, 14 obras prioritárias de delegacias. Pela Polícia Militar, as prioridades são as implantações de Núcleos de Polícia Comunitária nos bairros do Ocupação Social e em outros municípios selecionados, que passam por bases móveis e ônibus, criação e fortalecimento de Conselhos Comunitários de Segurança, aquisição de novas viaturas e veículos de patrulhamento – somente de viaturas caracterizadas são 370 –, aquisição de novos armamentos e modernização das tecnologias de informação.

A Polícia Civil terá a implantação do Centro Integrado de Polícia Técnico-Científica do Estado do Espírito Santo, incluindo aquisição de bens e equipamentos. Também estão previstos aquisição de armamentos e equipamentos de proteção individual, realização de obras e modernização da tecnologia da informação.

Já pelo Corpo de Bombeiros estão previstas ações pelo componente Gestão de Risco do Programa de Gestão Integrada de Águas e da Paisagem e obras prioritárias em toda a estrutura da instituição.