Série especial “A Cultura de Volta para o Futuro” na tela da TVE

03/11/2022 12h11 - Atualizado em 03/11/2022 12h15

Ativistas culturais e nomes importantes para o setor debatem os rumos da cultura no Brasil

Neste mês de novembro você acompanha na TVE a reapresentação dos quatro episódios da série especial “A Cultura de Volta para o Futuro”,um conteúdo rico em reflexões sobre o desmonte das políticas culturais no Brasil nos últimos anos e as propostas para a reconstrução do setor. Os episódios vão ao ar às sextas-feiras, às 18h45, no canal 2.1 e no YouTube da TVE.

Nomes como Juca Ferreira, Jandira Feghali, Ailton Krenak, Elisa Lucinda, Célio Turino, Estrela Leminski, Paula Lavigne e Pablo Capilé trazem o debate sobre o ambiente cultural no país, a necessidade de leis específicas e políticas de incentivo, os impactos da pandemia e as possibilidades de retomada das atividades do setor, a importância das etnias na formação de nossa identidade cultural, os ataques à livre expressão artística e o papel libertário dos grupos de resistência.

Os vídeos são compilados de depoimentos colhidos em Vitória (ES), em março deste ano, durante a 3ª edição da Festa da Criatividade, promovida pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult) com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).


Episódio 1

No Episódio 1, “Cultura e Reconstrução”, o debate gira em torno do atual ambiente cultural no país e a necessidade de leis específicas e outras políticas de incentivo para o setor. Neste episódio você confere depoimentos de Jandira Feghali, Ursula Vidal, Pablo Capilé e Juca Ferreira.

Disponível neste link.

Episódio 2

O segundo episódio da Série Especial "A Cultura de volta para o Futuro" traz o debate sobre os impactos da pandemia e as possibilidades da retomada das atividades artísticas e culturais no país, com depoimentos de Ivana Bentes, Celio Turino e Marcio Santos.

Disponível neste link.


Episódio 3

O terceiro episódio da Série Especial "A Cultura de volta para o Futuro" traz o debate sobre a importância das etnias na formação da nossa identidade cultural e a contribuição desses coletivos para o setor.

Disponível em 04/11/2022


Episódio 4

O quarto e último episódio da Série Especial "A Cultura de volta para o Futuro" traz depoimentos sobre os ataques à livre expressão artística, a importância dos grupos de resistência e ações que possam garantir o caráter libertário e criativo da cultura.

Disponível em 11/11/2022

Texto: Regina Trindade

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/