Servidores comemoram os 50 anos da TVE

14/06/2024 15h34
Foto: Isabella Mercier
Na confraternização, lembranças do trabalho que a emissora pública dos capixabas desenvolveu ao longo dessa trajetória.

Servidores do sistema de Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV ES) se uniram para celebrar os 50 anos da TVE. A emissora pública dos capixabas completou meio século de existência nessa quinta-feira (13).

“Agradecemos aos fundadores visionários, aos colaboradores dedicados e ao nosso público fiel que nos acompanham nessa jornada. Que esse jubileu de ouro nos inspire a seguir buscando a excelência, mantendo nosso compromisso com a verdade, a educação e a cultura. Parabéns a todos nós”, discursou Goretti Scárdua, diretora-presidente da RTV ES.

Na ocasião, os servidores mais experientes lembraram de alguns momentos e histórias da segunda emissora de televisão mais antiga do Espírito Santo.

“Eu estava decupando umas imagens, e relembrando as coberturas e as produções que a TVE fez. Vi muita coisa bacana, que a gente nem lembrava mais. Tem uma gravação que foi a primeira gravação de um set de filmagem que a TVE fez com a Jane Ferreguetti. Encontrei o lançamento do Sistema Transcol, da Terceira Ponte, a morte de Tancredo Neves... greves, o incêndio na Vila Rubim, as Diretas Já com depoimento do Lula aqui no Estado. Não registramos só a história do Espírito Santo. A história do Brasil também está aqui. Ver o que aqueles repórteres faziam com as condições que a gente tinha, é fantástico. Fico até emocionada”, disse Kátia Gomes, jornalista que atua há 38 anos na TVE.

O diretor da TVE, Hugo Reis, destacou a importância de preservar essa memória: “Essa é uma data muito especial, muito emocionante. Tenho muito orgulho de estar à frente dessa responsabilidade, de trabalhar a Comunicação Pública. Quero agradecer pela confiança, e a cada um de vocês por esse trabalho de equipe, pelo respeito entre nós. Entendo que duas palavrinhas são chave: dedicação e compromisso. Quando a gente vê isso na equipe, fica mais leve de trabalhar. Temos que saber valorizar tudo o que se fez até aqui. Fomos agraciados com a digitalização do acervo, pela Midiateca Capixaba, justamente no ano do cinquentenário. Ver essas imagens nos ajuda a entender a dimensão, a importância do que a gente está fazendo. Parabéns a todos nós”, asseverou.

“É muito bonita essa mistura do novo com o antigo. Fiz um texto em que começo lembrando da Revolução dos Cravos, em Portugal (contra a ditadura), que foi em 1974. Poderíamos nos inspirar no que foi essa revolução que acabou um período ruim. A TVE foi criada nesse mesmo ano, e eu queria aproveitar para trabalhar a questão da democracia, da liberdade e da criação. A TVE sempre teve esse lado criativo. Gostaria que vocês, mais novos, continuassem trazendo isso de ousar, criar, trazer coisas novas, que não estão sendo feitas lá fora”, provocou Guilherme Klaws, jornalista da TVE.

Responsável pelo transporte das equipes, Álvaro Aguilar contou ‘causos’ que vivenciou ao longo dos 37 anos em que atua na emissora: “Naquela época, tinha uma parabólica que a gente chamava de micro-ondas. Quando chegava a hora do programa Povo na TV, todo mundo corria. Porque o mais forte pegava a antena pesada, levantava, apontava para a torre e segurava. Enquanto o programa estivesse no ar, não podia abaixar. Essa tarefa sempre sobrava pra mim”, disse Aguilar arrancando risos dos colegas.

Com respeito ao passado e olhar no futuro, a TVE será, em breve, operada pela Fundação Carmélia Maria de Souza de Cultura e Comunicação Pública. “A importância que a gente dá à TVE está no dia a dia, com nossa paixão, nossa dedicação, e tudo que a gente acredita. Esse é o início de um ano em que teremos muito a comemorar, com celebrações à altura da TVE e com a grandeza que a emissora merece. A TVE é um patrimônio nosso, de todos os capixabas”, disse Igor Pontini, diretor-presidente da Fundação Carmélia.

Texto: Juliana Esteves

Rádio e Televisão