Sesc Glória recebe 'Rap Sinfônico' na próxima quinta-feira

16/05/2022 16h54 - Atualizado em 05/07/2022 10h48

Rappers capixabas se juntam à Orquestra Sinfônica do Espírito Santo

A Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) vai apresentar o Rap Sinfônico às 20h da próxima quinta-feira (19). O projeto traz um repertório de músicas autorais de rappers capixabas para o palco do Centro Cultural Sesc Glória.
Alguns dos artistas têm destaque não apenas no Espírito Santo, mas também na cena nacional. Budah, de 24 anos, possui oito singles e sete vídeos solo e já fez participações com artistas renomados como Djonga e VK Mac. Já participou do projeto Poesia Acústica com o single “Acabou”, que tem mais de 21 milhões de plays no YouTube. Além disso, participou do álbum “Nu”, de Djonga, na faixa “Dá pra ser?”. Budah soma mais de 24 milhões de visualizações em seus clipes e mais de 28 milhões de streams no Spotify.


Quem também é presença confirmada no Rap Sinfônico é o rapper do Morro do Quadro Cesar MC, autor de sucessos como “Quem tem boca vaia Roma” e a impactante “Canção Infantil”. Cesar venceu o Festival Nacional de 2017 e já fez participações com grandes nomes do rap nacional. Seu último álbum, “Dai a Cesar o Que é de Cesar” (2021), teve parcerias como Djonga e Emicida. Ele será o último a se apresentar.
O projeto também traz o grupo Melanina MCs, formado exclusivamente por mulheres negras (Afari, Ciely, Lolla e Mary Jane). O grupo participou do Festival Nacional do Rap de 2014 e lançou seu primeiro álbum (“Sistema Feminino”) em 2016. Esse disco, que parte do rap, r&b, trap e funk, conta ainda com elementos de ritmos brasileiros e latinos, reggae e rock. O Melanina MCs já se apresentou em outros estados e possui participação em importantes festivais, como o Gang Rap, além de projetos audiovisuais.


A orquestra também vai acompanhar a rapper Beth MC, que começou no hip hop em 2018 com canções que abordam suas vivências pessoais, o futuro e questões raciais. Entre suas principais referências estão artistas como Emicida, Negra Li, Iza e Flora Matos. Ela é a primeira a se apresentar na noite.


O maestro titular da Orquestra Sinfônica é Helder Trefzger, que também já dirigiu algumas das principais orquestras do Brasil, como a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da UFRJ e a Filarmônica Nova, de Minas Gerais. Além disso, foi maestro de orquestras em Portugal, México, Polônia, Chile, Bolívia, Paraguai, Itália e Bulgária.
“O nosso Teatro Sesc Glória abre espaço para novas experiências musicais com a OSES, propondo juntar diferentes ritmos, estilos e formas de apresentação e atraindo diversos públicos a cada concerto”, disse a gerente de Cultura do Centro Cultural, Rita Sarmento.


Os arranjos das apresentações, que incluem ainda ecos que vão de Bethoven a Beyoncé, são de Dennys Serafim. O objetivo da TVE e da Orquestra Sinfônica é fomentar a cultura e o cenário musical autoral do Espírito Santo e mostrar, com essa rica mistura, que a música não tem barreiras.
Os ingressos vão ser vendidos na bilheteria do teatro, com os valores de 10 reais (meia) e 20 reais (inteira). Você poderá acompanhar também pela TVE (canal 2.1) e em nossas redes sociais (Youtube e Facebook), ao vivo.

Texto: João Vitor Castro

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/