Transmissão do Capixabão 2023 terá início na quinta-feira (19) na TVE

18/01/2023 13h35 - Atualizado em 18/01/2023 13h36

A TVE fará a maior transmissão de futebol estadual já vista na TV aberta brasileira a partir de janeiro

A bola vai rolar a partir de quinta-feira (19) na disputa do Capixabão 2023. A maior cobertura da história do campeonato acontece ao vivo e exclusivamente no canal 2.1 da TVE Espírito Santo, assim como no YouTube e Facebook da emissora. Serão 10 times na disputa pelo título: o atual campeão Real Noroeste, Serra FC, Rio Branco AC, Vitória FC, Nova Venécia FC, Estrela do Norte FC, Porto Vitória FC, CA Itapemirim, Desportiva Ferroviária e Vilavelhense FC.

O Capixabão garante vagas na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Os dois últimos colocados da primeira fase serão rebaixados. Os outros oito times se enfrentam nas quartas de final, em jogos de ida e volta.

O primeiro jogo a ser transmitido nesta quinta-feira (19) será entre Serra F.C. e Estrela do Norte F.C., a partir das 20h, direto do Estádio Robertão, na Serra. Na sexta-feira (20), a TVE exibe Rio Branco e Porto Vitória, às 20h, no Kleber Andrade. No sábado (21) tem dobradinha. Direto do Salvador Costa, na capital, tem Vitória e Desportiva Ferroviária, a partir das 15h. Mais tarde, Real Noroeste e C.A. Itapemirim se enfrentam a partir das 19h, no estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. Já no domingo a disputa será entre Nova Venécia e Vilavelhense, a partir das 16h, no Zenor Pedrosa, em Nova Venécia.

De acordo com o diretor presidente da RTV-ES, Igor Pontini, essa será a maior transmissão de futebol estadual do Brasil no segmento de televisão aberta. “Eu acho que este ano a gente consolida definitivamente esse projeto de transmissões do futebol. Acreditamos que é importantíssimo para nosso estado fazer com que o futebol avance nas competições nacionais, nas séries do brasileiro. O Espírito Santo merece ter um clube local disputando competições nacionais. E a decisão de fazer a transmissão de todos os jogos possíveis vem para consolidar e mostrar a possibilidade máxima que uma emissora pública, cumprindo o seu papel, pode fazer com um determinado segmento”, destaca. 

O futebol é o esporte mais assistido do planeta e, além disso, os jogos fazem parte da cultura brasileira. Logo, exibir as os jogos potencializa o esporte capixaba e cria visibilidade para os clubes, atletas, torcedores e patrocinadores. “Isso faz com que o próprio setor do futebol se desenvolva. Os campeonatos profissionais desses últimos 2 anos tiveram um aumento de quase 38% na participação de equipes. Coincidentemente isso ocorreu após a TVE começar a realizar transmissões. Ou seja, a emissora abre essa janela de exibição do produto futebol, tanto na TV aberta como nas plataformas digitais, que é a grande tendência do momento”, afirma.

As transmissões

A cobertura terá narração Redney Moreira, Robson Maia, Ferreira Neto e comentários de Helio Roberto, e inclui ainda conteúdos exclusivos no Instagram.com/tveespiritosanto. Os torcedores poderão participar também pelo chat ao vivo em nossas transmissões no Youtube.com/tveespiritosanto. Os programas TVE Revista (diariamente às 12h45), TVE Notícias (seg, qua e sex às 18h30) e TVE Esportes (segunda, às 18h45) irão repercutir os principais momentos do campeonato.

Igor Pontini aponta que o Governo do Estado vem fazendo uma política de grande investimento na estrutura da RTV. Com isso, em 2023, foi possível contar com tecnologias que irão facilitar a montagem dos sistemas de transmissão. Isso irá garantir maior eficiência, permitindo que a RTV consiga fazer em apenas três meses, mais jogos do que foram feitos em todo ano de 2022. 

 

Confira as partidas

Capixabão 2023 na TVE Espírito Santo.

Primeira Rodada:

 

Serra X Estrela do Norte

Quinta (19), às 20h

 

Rio Branco X Porto Vitória

Sexta (20), às 20h

 

Vitória X Desportiva Ferroviária

Sábado (21), às 15h

 

Real Noroeste X CA Itapemirim

Sábado (21), às 20h

 

Nova Venécia X Vilavelhense F.C

Domingo (22), às 16h

 

Acompanhe a TVE nas redes sociais:

Instagram 

Facebook

YouTube 

Twitter

 

Texto: Alana Paganucci e Ebran Huntington

Informações à Imprensa:

Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES

(27) 3636-6664 / WhatsApp: (27) 99943-5574

https://rtv.es.gov.br/