TVE e Iases realizam programa especial em homenagem ao centenário de Paulo Freire

28/09/2021 11h27 - Atualizado em 05/07/2022 10h46

O programa será ao vivo, nesta quinta-feira (30), a partir das 9 horas, no canal da TV Educativa do Espírito Santo.


Em homenagem ao centenário de Paulo Freire, completado no dia último 19 de setembro, o Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espirito Santo (Iases), em parceria com a TV Educativa do Espírito Santo (TVE), vai exibir o programa “Roda de Conversa sobre Socioeducação”. O primeiro episódio será ao vivo, nesta quinta-feira (30), a partir das 9 horas, no canal da 2.2 da TVE.
Para esse primeiro episódio, foram convidados a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, o professor Valter Martins Gioved, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e ex-aluno de Paulo Freire, e a secretária de Direitos Humanos da Serra, Gracimeri Gaviorno.
O programa terá duração de uma hora e meia. A abertura ficará a cargo do diretor-presidente do Iases, Fábio Modesto Filho, que, por meio de um vídeo, dará as boas-vindas aos convidados.
Durante a transmissão, a vice-governadora Jacqueline Moraes vai falar sobre o papel transformador da educação na vida dela. O professor Valter Gioved vai contar a experiência com a educação e a aplicação dela na socioeducação, além de lembrar um pouco do convívio com o patrono da educação brasileira e um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial. Já Gracimeri Gaviorno vai falar sobre a parceria firmada com o Iases na utilização dos dados fornecidos pelo Observatório da Socioeducação, criado e gerenciado pelo Instituto, e sobre a aplicação das políticas públicas de direitos humanos no município da Serra.
Haverá abertura para perguntas dos internautas. Cada um dos participantes responderá até três perguntas, com cinco minutos de resposta para cada um. O programa será transmitido também no canal da TV Educativa do Espírito Santo no YouTube

Convidados:
Jacqueline Moraes
Vice-governadora do Estado do Espírito Santo.
É bacharel em Direito. Já foi vereadora no município de Cariacica entre os anos de 2013 e 2016. Iniciou a vida política nos movimentos comunitários e de base. No mandato como vereadora em Cariacica, foi vice-presidente da Mesa Diretora e relatora de importantes comissões, como de Saúde, Educação e Assistência Social. Apresentou vários projetos voltados para defesa das mulheres, como o fórum permanente de debates em favor da erradicação da violência contra as mulheres. Também foi defensora da alimentação orgânica nas escolas municipais. É militante no segmento de mulheres socialistas e atuante nas áreas política e comunitária, principalmente nas periferias. Faz parte do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Valter Martins Giovedi
É professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre pelo Programa de Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente, está estudando para defender a dissertação sobre a inspiração fenomenológica da concepção de ensino-aprendizagem de Paulo Freire.
Membro da Rede Freireana de Pesquisadores, uma rede constituída por pesquisadores de diversas universidades públicas e particulares do País, que se dedica ao estudo do legado de Paulo Freire na educação pública brasileira. É um dos criadores e coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire (GEPPF), da Universidade Federal do Espírito Santo.
Foi professor efetivo da Rede Pública Estadual de São Paulo por, aproximadamente, dez anos, lecionando a disciplina de Filosofia para o Ensino Médio. Atuou também como professor do Ensino Superior privado por cinco anos, tanto no nível de graduação quanto de pós-graduação lato sensu.
É doutor pelo Programa de Educação: currículo da Pontifícia Universidade Católica (PCU), de São Paulo, em 2012, tendo desenvolvido estudos sobre currículo crítico-libertador e violência curricular na escola pública paulista. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas de Educação do Campo do Espírito Santo (GEPECES), atua como formador de educadores/as e assessor pedagógico de redes públicas, que buscam construir currículos e práticas pedagógicas freireanas.
Também é autor de dois livros: “Violência curricular e práxis libertadora na escola pública” (2016) e “A concepção de ensino-aprendizagem de Paulo Freire: fundamentos teórico-filosóficos” (2019).

Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno
É secretária de Direitos Humanos da Serra. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1998, é mestre em Direitos e Garantias Constitucionais pela Faculdade de Direito de Vitória (2006) e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais – Universidad del Museo Social Argentino (2017).
Foi ouvidora-geral da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social no Estado do Espírito Santo (Sesp), delegada de Polícia e professora de programas de graduação, pós-graduação, e de instrução policial. Foi superintendente de Polícia Técnico-científica (2013-2015) e chefe de Polícia Civil no Espírito Santo (2015-2016). Subsecretária de Segurança Pública (2016-2018) e subsecretária de Direitos Humanos (2018).
Implantou no Espírito Santo o Disque-denúncia (2001), o Programa Homem que é Homem (2015) e o Projeto Capacitar para Transformar (2017-2018).
Gracimeri Gaviorno também foi finalista do Prêmio Espírito Público, em 2018, e avaliadora do Prêmio Humaniza, além de participar do programa de Mentoria da Vetor Brasil e integra as Redes República e CLP/MLG.
Atualmente, é aluna do Curso RenovaBR Cidades e também do Curso Master em Gestão em Liderança Pública, promovido pelo CLP, com módulos realizados em São Paulo e em Oxford, na Inglaterra. Mas prefere ser reconhecida como Facilitadora Social. 

Texto: Fernanda Pontes

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Iases
Fernanda Pontes
(27) 3636-5484
imprensa@iases.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
(27) 3636-6664 / WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/