TVE-ES exibe documentários do “Edital Conexão Juventudes”

02/06/2022 16h06 - Atualizado em 05/07/2022 10h49

Foram selecionados filmes de cinco estados brasileiros que trabalham assuntos como adolescência, educação indígena e afrocentrada

A partir de junho a TVE-ES vai exibir os documentários vencedores do “Edital Conexão Juventudes”, um projeto do Instituto Unibanco em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e a Brasil Audiovisual Independente (Bravi). Os filmes mostram os desafios educacionais de jovens de diferentes estados durante a pandemia, passando por questões que abordam gravidez na adolescência, falta de acesso à internet e necessidade de trabalhar para contribuir com a renda familiar. A TVE-ES vai exibir um documentário por semana, sempre aos sábados, a partir do dia 04 de junho às 14 horas, no canal 2.1.

Foram selecionados projetos de cinco estados brasileiros: Espírito Santo, Goiás, Piauí, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. As produtoras receberam apoio técnico e financeiro no valor de R$ 130 mil e desenvolveram filmes de 26 minutos. Os documentários foram produzidos por equipes locais, com o olhar do território, formando um mosaico de linguagens audiovisuais e perspectivas da educação, abordando temas diversos, como a adolescência, educação indígena, imigrantes e educação afrocentrada, entre outros.

A escolha dos projetos ficou a cargo de uma comissão julgadora composta pelos cineastas João Jardim, João Moreira Salles e Val Gomes, além de Tiago Borba, gerente de Planejamento e Articulação Institucional do Instituto Unibanco; Mauro Garcia, presidente da Brasil Audiovisual Independente (Bravi); e Eliane Costa, coordenadora do MBA Bens Culturais: cultura, economia e gestão, da Fundação Getúlio Vargas. Já durante a execução, as produtoras receberam mentoria de profissionais renomados e experientes: os cineastas João Jardim, já mencionado, e Marcia Medeiros, na montagem.

FICHA TÉCNICA:

Nome: Adolescer
Produtora: 55 CINE
Estado: Espírito Santo
Direção: Gustavo Pimenta Moraes
Sinopse: Adolescer é um documentário sobre a transformação vivida por jovens da periferia da Grande Vitória, originalmente predestinados ao fracasso, que estudavam em uma escola desacreditada pela comunidade. Vivendo em uma região pobre, em meio ao tráfico, e em uma área vista pela mídia local como a mais violentada do estado, estes jovens encararam o desafio de entrar na vida adulta e com apoios de familiares, amigos e da escola, buscar um futuro melhor.
Trailler: https://youtu.be/8XNP4wrlywo



Nome: Contraturno
Produtora: Panaceia Filmes
Estado: Goiás
Direção: Larissa Fernandes e Deivid Rodrigues
Sinopse: Contraturno é um documentário que acompanha três adolescentes na retomada das aulas presenciais em Goiás. Mas, para eles, há um desafio em especial: conciliar a rotina da adolescência, os estudos e o trabalho. O filme aborda alguns dos motivos de abandono e evasão, a crise que a pandemia projetou na educação, e a jornada dupla de adolescentes e como os marcadores raciais atravessam tudo isso.
Trailler: https://youtu.be/0TmDyYTEKhQ

Nome: DesConectados
Produtora: B&T Audiovisual
Estado: Piauí
Direção: Márcio Robério de Sousa Magno (Bigly)
Sinopse: DesConectados narra os maiores desafios enfrentados por estudantes do ensino médio da única escola pública estadual de Tanque do Piauí, semiárido piauiense, durante a pandemia de Covid-19, onde o acesso à internet não é realidade para todos e se faz tão essencial no atual contexto para dar continuidade aos estudos. Uma história de luta pelo direito a educação e acesso digital, que revela a força da juventude como ação transformadora de sua própria realidade
Trailler: https://youtu.be/PpQQUjTmKgg


Nome: Onde Aprendo a Falar com o Vento
Produtora: Apiário Estúdio Criativo
Estado: Minas Gerais
Direção: André Anastácio de Oliveira Gomes e Victor Dias dos Santos
Sinopse: O filme traz a discussão sobre educação decolonial, protagonizado por um grupo de jovens negros, alvos de racismo na escola, que criaram sua festa de Reinado, em Oliveira (MG).
Trailler: https://youtu.be/elNPQn-BLgM


Nome: Antes do Livro Didático, o Cocar
Produtora: BOBOX Produções ABOCA Audiovisual
Estado: Rio Grande do Norte
Direção: Rodrigo César Cortez de Sena
Tema: O projeto foca em um recorte da juventude potiguara da cidade de Canquaretama-RN, na comunidade do Catu, que foi desvinculada de suas raízes indígenas ao longo de um processo histórico de opressão e invisibilidade. Em meio a essa realidade de falta de perspectiva social, esses jovens têm sua capacidade de sonhar com um futuro melhor apagado e poucos são os que conseguem terminar o ensino médio. Há, porém, raras exceções, jovens indígenas que chegam ao ensino superior.
Trailler: https://youtu.be/fEMxExBiWIw

Nome: Terremoto
Produtora: Filmes de Plástico
Estado: Minas Gerais
Direção: Gabriel Martins Alves
Sinopse: Em 2010 o Haiti sofreu com um terremoto de grande magnitude que deixou mais de 300 mil mortos. Dentre as vítimas estava a família de Nicolson e Niky Augustin, dois jovens haitianos. Tentando se reerguer nos anos seguintes, a família dos garotos não viu saída a não ser se mudar para o Brasil, mais especificamente a periferia de Contagem, Minas Gerais. Ali, sem saber falar o idioma, eles tiveram que se adaptar a uma nova realidade e educar seus filhos.
Trailler: https://youtu.be/ZGrbzNX27XE

Texto: Regina Trindade

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/