TVE exibe a terceira edição da Festa das Ciatas, que reúne samba, história e cultura afro-brasileira

03/01/2023 14h42 - Atualizado em 03/01/2023 16h05

Dia 08 de Janeiro, a partir das 20h, no nosso canal 2.1 e em nossas redes sociais

O projeto de valorização do samba e da cultura afro-brasileira Festa das Ciatas será exibido pela TVE no próximo domingo, 08 de Janeiro, a partir das 20h, em nosso canal 2.1 e em nosso canal no Youtube @tveespiritosanto. O público poderá conferir uma festa que reune música, história e muita cultura afro-brasileira.

“A Festa das Ciatas 2022 procura trazer a diversidade que encontramos no território do samba capixaba praticamente em todos os finais de semana” - Marilene Pereira, idealizadora do projeto e diretora do Coletivo Afoxé. Não espere um samba produzido e executado exclusivamente por mulheres, mas um samba plural, pois foi na pluralidade que Tia Ciata ajudou a fundar o samba no rio de Janeiro.

Como destaque do evento está a figura de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, pessoa de notável relevância para a criação do samba. Ciata foi uma das responsáveis pela consolidação do samba carioca, além de ser uma das iniciadoras da tradição das baianas quituteiras no Rio de Janeiro (as Tias Baianas). Exaltando essa mulher de grande importância para cultura afro-brasileira, estão mulheres e homens da música capixaba que trazem o samba em suas veias.

Entre as cantoras convidadas temos Micheli Montalvão, Elaine Vieira e Bruna Medeiros. Trazendo a novidade das músicas autorais e mostrando que no território a música não para temos Edson Norberto, Diego Lima e Denal. E não podemos deixar de destacar as mulheres da percurssão Vêronica Inácio e Julian Barcelos. Já o comando da cerimônia será responsabilidade de Iamara Nascimento, funcionária pública, professora, foliã apaixonada pelo carnaval de escolas de samba e colunista.

Pereira explica que o evento tem uma proposta de ser uma ponte entre Espírito Santo e Tia Ciata. “A gente tenta dar um gostinho do que foi a Tia Ciata em todo o território nacional. Essa costura vem trazendo desde quando ela saiu de Salvador e trouxe um pouco da baianidade. Temos músicas no set que remetem à Bahia e depois procuramos continuar essa costura musical através de sambas do Rio de Janeiro e músicas que falam um pouco da culinária, resistência e religiosidade”, pontua.

Não para por aí, além do som que irá sacudir o público, a Festa das Ciatas deste ano contará com depoimentos de mulheres que participam da engrenagem produtiva do samba espirito-santense ou que integram a GRS Unidos da Piedade, agregando suas vivências a esta celebração cultural. Quem também brilhará na festa é o território do Centro Histórico de Vitória, conhecido como "Berço do Samba".

No visual, o público pode esperar uma produção repleta de cores vibrantes e alegres. Estandartes produzidos pelo artista Rômulo Corrêa também compõem a cenografia, dando vida ao palco.

O projeto é realizado por meio do edital 10/2020 Diversidade Cultural Secretaria de Estado de Cultura. Sua produção é do Coletivo Afoxé.


Terceira Edição da Festas das Ciatas

Quando: Dia 08/01
Horário: a partir das 20h
Onde: no nosso canal 2.1 e em nosso Youtube 
@tveespíritosanto

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br/