TVE exibe concerto do cantor e compositor João Bosco ao vivo neste domingo (19)

16/12/2021 11h08 - Atualizado em 05/07/2022 10h47

O concerto terá início às 16h30, com abertura de Aria Bispo. João Bosco apresentará 11 canções de sua autoria com a Vale Música Jazz Band.

Em comemoração aos 20 anos do Projeto Vale Música ES, os artistas João Bosco e Gilson Peranzzetta vão se apresentar no Espaço Patrick Ribeiro Vitória Airport, em Vitória. O espetáculo, exibido exclusivamente pela TVE, será neste domingo (19), a partir das 16h30, contará com sucessos dos 50 anos de carreira de João Bosco. Com regência do maestro capixaba Eduardo Lucas, arranjos do regente e pianista Gilson Peranzzetta e acompanhamento da Vale Música Jazz Band. No repertório, as canções “Linhas de Passe”, “Papel Machê” e “Bala com Bala” vão abrilhantar o evento.

Influenciado por gêneros musicais como o jazz, bossa nova e tropicalismo, João Bosco começou a despertar para o mundo da música logo na infância. Cantava nas missas de sua cidade com 4 anos de idade e, aos 12, ganhou sua primeira guitarra, o que o motivou a fundar seu 1° conjunto de rock, o “X-Gare”. Apesar do empenho contínuo na carreira artística, João ainda ingressou no curso de Engenharia Civil e concluiu a graduação.

Sua trajetória se transformou quando conheceu, em 1967, o poeta Vinicius de Moraes, com quem compôs o sucesso “Samba de Pouso”, logo no primeiro encontro. Depois, foi a vez de Aldir Blanc e João unirem-se para compor mais de 100 canções que marcaram o cenário da MPB, entre elas, “O bêbado e a equilibrista” e “O mestre sala dos mares”.

Sobre o concerto do fim de semana, as expectativas são altas. “Há muito desejo nesse encontro. Trabalhar com a Vale Música Jazz Band e os arranjos inéditos do Gilson Peranzzetta será enriquecedor para a nossa música”, diz João Bosco. Para Ana Angélica Motta, diretora da instituição responsável pela gestão do Vale Música, “trazer João Bosco será um marco para essa celebração, já que o artista representa uma inspiração para os jovens músicos capixabas, em razão do seu estilo musical inovador e único”.

Gilson Peranzzetta também está entusiasmado com o concerto, uma vez que,  apesar de ter acompanhado diversos artistas da MPB no decorrer de sua carreira, esta é a primeira vez que dividirá o palco com João Bosco. Para ele, é uma grande experiência pela admiração e respeito que tem pelo compositor.

O espetáculo segue as regras sanitárias vigentes e o número de pessoas teve que ser limitado a um número menor. Os ingressos já esgotaram, mas a TVE vai exibir tudo com exclusividade no canal 2.1, ao vivo. O concerto terá início às 16h30, com abertura de Aria Bispo. Em seguida, João Bosco apresentará 11 canções de sua autoria com a Vale Música Jazz Band. Neste domingo (19), você poderá acompanhar todo o concerto do conforto da sua casa por sua telinha preferida, a TVE!

Texto: Duanny Gardoni

Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES