TVE transmite ao vivo sorteio da tabela do Capixabão 2024

23/11/2023 15h36
Foto: Henrique Montovanelli
Emissora pública dos capixabas escreve mais um capítulo inédito na história do futebol do Espírito Santo.

A TVE Espírito Santo protagonizou mais um momento histórico para o futebol capixaba. Em parceria com a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), a emissora pública dos capixabas transmitiu ao vivo, e de forma inédita, o sorteio da tabela oficial do Capixabão 2024.

O evento foi realizado durante o programa semanal de esportes da emissora, o TVE Esporte. Estiveram presentes representantes dos clubes que vão disputar a Série A na próxima temporada, além de patrocinadores, gestores estaduais e diretores da TVE Espírito Santo.

Na ocasião, o diretor-presidente do Sistema de Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV ES), Igor Pontini, reforçou o compromisso da emissora pública com o futebol capixaba e destacou a valorização do produto. “É mais um momento histórico para o futebol capixaba e para a TVE. Tudo isso só está sendo possível graças a uma decisão política do governador Renato Casagrande. Um grande pacote de investimentos está em curso na nossa estrutura: a revitalização do Centro Cultural Carmélia; o projeto de interiorização para levar o sinal da TVE para todos os municípios do Estado; o projeto de modernização da nossa estrutura, com novos equipamentos, transmissores, entre outros”, destacou.

Pontini acrescentou que investir nas emissoras públicas é também investir no esporte. “Dentro do contexto do Capixabão, a gente entende que é nosso papel como emissora pública, é nossa missão dar visibilidade e potencializar o talento dos capixabas”, completou.

O presidente da FES, Gustavo Vieira, exaltou o momento histórico e de ampla transparência para o futebol capixaba. “Temos muito que agradecer à TVE e ao governador Renato Casagrande por acreditarem no futebol capixaba. Atualmente, temos um sorteio sendo transmitido, de forma transparente, e que atrai o torcedor para acompanhar o futebol do Espírito Santo. Estamos crescendo, ano após ano, para recuperar nosso espaço no cenário nacional. Os passos estão sendo dados”, salientou.

O diretor-presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, reforçou o compromisso do banco público dos capixabas com o futebol do Espírito Santo. “O Banestes sempre acreditou no esporte capixaba. O futebol tem recebido bons investimentos e seguiremos apoiando. O Governo tem realizado a parceria com os clubes e com a Federação, e temos visto resultados”, apontou Casagrande.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, ressaltou o dever do poder público com o esporte capixaba e comentou sobre a utilização do Estádio Estadual Kleber Andrade, palco de inúmeros confrontos e decisões. “O esporte tem um papel estratégico para o Estado. No Espírito Santo temos investido como nunca foi feito antes. No futebol, estamos nos recuperando, com as equipes realizando campanhas importantes, como o Vitória realizou na última Série D. Em 2024, estaremos na torcida pelas equipes Real Noroeste, Nova Venécia, Serra e Rio Branco nos torneios nacionais. Nas competições locais, receberemos os nossos clubes no Kleber Andrade, que é a casa do esporte capixaba”, disse Nunes.

Sobre o sorteio

O sorteio da tabela do Capixabão 2024 foi conduzido pelo jornalista e narrador Robson Maia, ao lado da narradora Ana Clara Lanius e da repórter Izabela Toscano. O diretor-executivo da FES, Raphael Penitente, foi o encarregado da explicação sobre o formato da competição e do sorteio.

Em ação realizada pela TVE Espírito Santo, em parceria com a FES nas redes sociais, o torcedor Thiago Monteiro ganhou a oportunidade de acompanhar todo o sorteio direto do estúdio da TVE.

Os nomes das dez equipes foram colocados em dois potes, sendo o pote 1, com os times com direito a cinco mandos de campo (Nova Venécia, Porto Vitória, Real Noroeste, Serra e Vitória), e, o pote 2, com equipes que terão 4 mandos de campo na competição (Desportiva, Estrela, Jaguaré, Rio Branco e Rio Branco de Venda Nova). Com a tabela pré-montada, as equipes foram encaixadas conforme as posições sorteadas.

Após o sorteio, foram definidas as nove rodadas da primeira fase. Também foram definidas as datas de estreia de cada rodada. O início da competição está previsto para o dia 20 de janeiro. As datas e horários das partidas serão definidas em breve pela FES.

TVE: A Casa do Futebol Capixaba

A TVE Espírito Santo, mais uma vez, transmite os duelos do Capixabão com exclusividade na TV aberta e nas redes sociais. Aclamada como “A Casa do Futebol Capixaba”, a emissora pública superou a própria marca e segue em primeiro lugar no País em transmissão de jogos regionais. A emissora pública dos capixabas tem os direitos de transmissão e comercialização do Futebol Capixaba até o ano de 2025.

“O ano de 2023 foi um ano histórico no que diz respeito à transmissão do futebol capixaba. Foi o primeiro ano de um contrato de três anos formalizado entre o Governo do Estado e a Federação. A previsibilidade é um fator muito importante para o planejamento, tanto da nossa emissora, pois temos que contratar serviços que são caros, quanto para os clubes”, frisou Igor Pontini.

Segundo ele, em 2023, a meta era transmitir 55 jogos do Capixabão. “Superamos a meta e transmitimos 59. Mas também transmitimos outras partidas que contribuíram para esse marco histórico importante. Em 2023, foram 102 jogos de futebol envolvendo clubes capixabas transmitidas ao vivo esse ano, tanto na TV aberta quanto em plataformas de streaming. E nada menos que 98 transmissões simultâneas, na TV e na internet”, lembrou Pontini.

Mais novidades estão previstas para o Capixabão 2024. “Em 2024, estamos preparados e planejados pra repetir a dose. Mas claro, em primeiro lugar precisamos levar em consideração a realidade de cada clube. Para transmitir um jogo na TV aberta, a gente tem algumas limitações de programação. Então, a gente sempre vai priorizar os horários e os dias que os clubes gostam de jogar. Somos parceiros e vamos buscar sempre entrar em comum acordo com os clubes, no intuito de transmitir todos os jogos”, frisou.

Pontini continuou: “Estamos projetando, para 2024, ampliar as nossas transmissões nas categorias de base, principalmente via streaming, e não necessariamente na TV aberta. A categoria de base, sem dúvida, é um dos principais ativos de qualquer projeto de futebol, e a gente quer ampliar essa visibilidade e divulgação. Então pretendemos ampliar nossas transmissões do Sub-20, Sub-17 e Sub-15.”

 

Texto: Robson Maia

Informações à Imprensa:
Rádio e Televisão do Espírito Santo RTV ES
Telefone: (27) 3636-6664
WhatsApp: (27) 99943-5574
https://rtv.es.gov.br
@tveespiritosanto
@radioes89.1