Pastoral da Criança: Um caminho para a Vida

20/06/2018 00h13

Fundada pela doutora zilda arns neumann, uma médica pediatra e sanitarista com sede de mudança e muito amor ao próximo, a pastoral da criança nasceu em 1983, com o objetivo de auxiliar na queda das taxas astronomicas de mortalidade infantil, da cidade de florestopolis, no estado do paraná, que era de 127 crianças a cada 1000 nascidos. Com o lema “para que todas as crianças tenham vida em abundância” um ano após o inicio do projeto essa taxa já havia caído surpreendentemente para 28 a cada 1000 nascimentos. Levando em consideração esse exito, a atuação da pastoral se disseminou por várias outras areas, chegando a ocupar 72% do território nacional e mais 20 países na america latina, ásia e áfrica.

A doutora zilda arns, iniciou os trabalhos da pastoral da criança a pedido de seu irmão dom paulo evaristo arns, que percebeu os dados alarmantes de desnutrição infantil, que cercavam a região na qual ele atuava religiosamente. Ela então contou com a ajuda de dom geraldo majella agnelo, atualmente arcebispo da cidade de londrina, para levar adiante esse projeto que tinha como principal objetivo socorrer a população dessa cidadezinha do interior do paraná.

“é maravilhoso porque o que faziam comigo eu tambem faço hoje com muito amor e carinho” esse é um relato emocionado de thaline melo, uma jovem que começou a ser acompanhada pelos voluntários da pastoral da criança de sua comunidade, em vila garrido, no municipio de vila velha, quando tinha apenas 3 anos. Ela era considerada obesa e a mãe procurou na pastoral, orientações para cuidar melhor da filha, que hoje retribui todo esse apoio, abraçando a causa e sendo também voluntária.

Thaline fala um pouco sobre sua experiência diária nesse voluntariado: “servir na pastoral é todo dia um aprendizado excepcional e me torna um pouco melhor para a sociedade, se eu fizer um pouco pelas minhas quase 100 crianças ali eu já me sinto melhor, vou me sentindo feliz por fazer o bem. A pastoral é aquele bem maior, o bem sem olhar a quem.”.

 - Organização da Pastoral da Criança

A pastoral da criança é uma organização de ação social, vinculada a cnbb (conferência nacional dos bispos do brasil) que tem sua atuação voltada para as comunidades carentes, onde eles capacitam lideres voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar gestantes e crianças entre 0 e 6 anos de idade e suas familias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, visando o desenvolvimento integral das crianças, promovendo ações, em função delas, e também de suas familias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou politico,ou seja, de carater ecumênico, de acordo com o que é citado no artigo 2° do estatuto da pastoral da criança.

Como em toda organização tem sua hierarquia, com a pastoral não é diferente. Formada em sua maioria por voluntários, no final de 2017 esse time já acumulava 162.882 pessoas em todo o brasil. Ela se organiza por comunidade, ramo, setor, estado e país, tendo equipes de coordenação e conselhos em cada um deles, com suas funções, normas e estruturação determinadas pelo regimento interno, aprovado pela assembleia geral.

Coordenação comunitária – exercida por um dos líderes da pastoral da criança da comunidade.

Coordenação de ramo (paróquia) – responsável por diversas comunidades com pastoral da criança de uma mesma paróquia. O coordenador é indicado, em uma lista com três nomes diferentes, pelos coordenadores comunitários do respectivo ramo (paróquia) e aprovado pelo pároco.

Coordenação de setor (diocese) – responsável por diversos ramos (paróquias) com pastoral da criança da diocese à qual pertence. É indicado pelos coordenadores de ramo e aprovado pelo bispo diocesano.

Coordenação estadual – responsável pelos diversos setores (dioceses) com pastoral da criança do estado. É indicado pelos coordenadores da pastoral da criança de setor e aprovado pelo bispo responsável pela pastoral da criança no estado.

Coordenação nacional – responsável por dar apoio ao trabalho das coordenações da pastoral da criança em todo o brasil. O coordenador nacional é nomeado pelo presidente do conselho diretor e aprovado pela cnbb.

Conselho diretor da pastoral da criança – é eleito pela assembleia geral da pastoral da criança e aprovado pela cnbb.

Assembléia geral – órgão máximo da pastoral da criança. É composta pelo conselho diretor, as dioceses, representadas por seus coordenadores estaduais, e representantes da associação nacional dos amigos da pastoral da criança (anapac).

- Dados 

No fim de 2017 o número de crianças menores de 6 anos atendidas pela pastoral da criança chegava a 953.754  numero aparentemente grande, mas se levarmos em consideração as crianças que vivem em situação de pobreza no brasil esse número enorme equivale a apenas 10% segundo o gráfico abaixo:

 

Aqui no espirito santo a realidade é um pouco melhor, porém não tão diferente, do número de crianças em situação de pobreza no estado, de acordo com o censo de 2010, apenas 16% são acompanhadas pela pastoral da criança. Como podemos ver no gráfico abaixo:

 

- materiais e metodologia

As tarefas desenvolvidas pela pastoral têm como objetivo atender às crianças carentes desde o momento da gestação até os seis anos de idade, zelando por uma existência de qualidade e pelo progresso pessoal de cada uma. As famílias também são assistidas em suas necessidades, na melhoria de suas condições, na compreensão de seus direitos e obrigações, na erradicação da violência dentro do lar.

A assistência à comunidade é de natureza ecumênica, sempre com a bandeira da prática do amor, da fraternidade e da paz. A intenção é sustentar também moralmente os membros das famílias pobres, para que elas possam melhor resolver suas dificuldades. Os dirigentes dos grupos são constantemente conduzidos pelos materiais oferecidos a eles, que são criados e revisados por uma junta de médicos que são referencia na area materno-infantil pertencentes à universidade federal de pelotas, universidade de são paulo e outros profissionais de orgãos competentes, como o ministério da saúde, federação brasileira de ginecologia e obstetricia e a sociedade brasileira de pediatria. Entre eles estão:

O guia do lider – livro de referência para todos os trabalhos voluntários da pastoral da criança. Nele são encontradas informações e orientações sobre os cuidados que as mães devem ter desde a gestação e em toda a primeira infância das crianças, para que elas se desenvolvam plenamente além de conter informações sobre direitos e deveres da criança e alimentação saudável.

Sua primeira edição foi publicada em 1987 e desde então já foram impressos mais de 1 milhão de exemplares. Este material educativo é atualizado constantemente considerando os avanços da area da saúde bem como alterações de leis que influenciam na vida da gestante e das crianças.

O caderno do líder – foi criado para fazer o registro do trabalho do lider comunitário. Nele estão os indicadores referentes à criança e a gestante que são acompanhados pela pastoral. A segunda parte do caderno se refere aos registros do atendimento ou não atendimento pelo serviço de saúde e de mortes, na qual pode ser constatada a soma de esforços com o sistema único de saúde do ministério da saúde. O caderno do líder é também o instrumento que dá sustentação ao sistema de informações da pastoral da criança.

A fabs (folha de acompanhamento e avaliação mensal das ações básicas de saúde e educação na comunidade)  - é a ferramenta em que são registrados os dados de todas as gestantese crianças acompanhadas pelos lideres de uma comunidade. Esses dados são copiados do caderno do lider e revisados pelo cordenador comunitário. A fabs é enviada para a cordenação nacional através dos correios, para que eles façam o levantamento dos dados de uma forma geral, de todas as comunidades.

Cartelas laços de amor – são entregues, a cada mês, para as gestantes acompanhadas pela pastoral da criança, com as principais informações sobre o desenvolvimento do bebê, as alterações no corpo da mulher e incentivos para que ela faça seu pré-natal.

- Lideranças e Voluntariado

O líder comunitário exerce três principais atividades dentro da pastoral da criança, a visita domiciliar, a celebração da vida e a reunião de reflexão e avaliação.

A visita domiciliar é considerada a ação mais importante do lider,é realizada uma vez a cada mês, na casa do acompanhado,  onde é feito o contato mais próximo com as crianças e suas familia. Durante a visita a uma gestante acompanhada, por exemplo, é possivel conhece-la melhor, criar uma relação mais intima, saber sobre seus ,medos, expectativas, se a familia está apoiando ou não a sua nova condição, e a partir daí orienta-la de uma melhor maneira. Quando se trata de uma criança acompanhada, a conversas com seus “cuidadores” revelam o modo de criação, o tipo de alimentação, que direitos e deveres a familia conhece e repassa para a criança, fortalecendo os laços de amizade e confiança entre a familia e o acompanhador.

Solene de lourdes, de 43 anos, cordenadora comunitária e uma das lideres da pastoral da criança que atua na comunidade nossa senhora aparecida, localizada em uma area de periferia, que é conhecida como morro da boa vista, em são torquato, vila velha, conta um pouco mais sobre a experiência marcante que teve no acompanhamento de uma das crianças que acompanhou:

Após as visitas domiciliares, os lideres se preparam para a celebração da vida, que é onde todos os lideres e crianças estão juntos, e compartilham, além de celebrar a vida e saúde das crianças, orientações osbre saúde, educação, nutrição e cidadania. Neste dia os lideres voluntários também fazem a pesagem e a medição das crianças. Atualmente a pastoral adotou um novo material que auxilia os lideres a informar sobre o estado nutricional da criança, esse material é o aplicato appnutri, onde as crianças são cadastradas por um, também, voluntário, que a cada três meses envia os dados das crianças para um sitema que mostra qual a situação nutricional dela, se está dentro dos padrões normais, se está abaixo ou acima do peso, etc.

A lider solene, que também é cordenadora de toda a area de vila velha, fala um pouco mais sobre o funcionamento desse aplicativo.

Depois de todo esse processo os lideres se reunem para a reflexão e avaliação mensal, onde os voluntários e corrdenadores preenchem  as fab’s e destacam os progressos alcançados ou as dificuldades que foram encontradas. Nessas reuniões também são estudadas as situações de cada familia acompanhada e são colocados os pontos em que elas podem ser ajudadas.

- Vida e trajetória da fundadora 

“quando vejo, depois de anos de intenso trabalho, como a pastoral da criança se expandiu, como formou uma rede de solidariedade, como formou uma verdadeira família, acredito sempre mais no amor de deus por nós, em sua sabedoria e graça ao conduzir tão bem a pastoral da criança!”

Com essa frase de orgulho, a dra zilda arns neumann deixou o seu legado aqui na terra, ela que literalmente morreu pela causa, é inspiração para todos os que seguem esse caminho de amor ao próximo.

Nascida em forquilhinha, no estado de santa catarina,no dia 25 de agosto de 1934, filha de gabriel arns e helena steinar arns, zilda arns, mudou-se muito nova para o paraná, onde conheceu o marceneiro alysio neumann, com quem se casou aos 21 anos. Os dois tiveram 6 filhos, marcelo, falecido logo após o nascimento, rubens, nelson, heloísa, rogério e silvia, morta em um aciedente de carro. Após casada, zilda arns neumann, se transformou em doutora quando se formou em medicina, pela universidade federal do paraná em 1959, seguindo para a area de pediatria e se especializando em saúde pública e sanitarismo. Dra zilda ficou viuva em 1978.

Suas formações e experiências fizeram com que em 1980 ela fosse convidada a coordenar a campanha de vacinação sabin para combater a primeira epidemia de poliomelite, criando um metodo próprio, que posteriormente foi adotado pelo ministério da saúde.

Em 1983, a pedido da cnbb, ela fundou a pastoral da criança junto com don geraldo majela agnello. Foi então que desenvolveu a metodologia comunitária de mutiplicação do conhecimento e da solidariedade entre as familias mais pobres, baseando-se no milagre da mutiplicação dos pães e peixes citada na biblia. A educação das mães, por lideres comunitários devidamente capacitados, principalmente quanto ao uso do soro caseiro, no combate a diarreia e a desidratação, revelou-se a melhor forma de combater a maior parte das doenças facilmente previniveis e a marginalidade das crianças.

Em 2004, a dra. Zilda arns recebeu da cnbb outra missão semelhante: fundar, organizar e coordenar a pastoral da pessoa idosa. Mais de 163 mil idosos são acompanhados todos os meses por aproximadamente 19 mil voluntários.

Pelo trabalho realiado na pastoral da criança a doutora zilda recebeu o titulo de cidadâ honorária de 11 estados e 37 municipios brasileiros, 19 prêmios, nacionais e internacionais, dezenas de homenagens de governos, empresas, universidades e outras instituições, além de condecorações e uma indicação ao prémio nobel da paz, do ano de 2006.

Em janeiro de 2010, doutora zilda saiu da sede da pastoral em curitiba e foi até porto principe, uma cidade do haiti, onde fez uma palestra sobre o seu trabalho na pastoral, para um grupo de religiosos haitianos.

Mais de 300 mil mortos e milhares de feridos: este foi o balanço do terremoto que devastou o haiti em 12 de janeiro de 2010. Entre as vítimas, estava a dra. Zilda arns. Ela morreu enquanto fazia o que mais amava, ou seja, compartilhar conhecimentos para defender a vida.

 “ela marcou a história de todos nós que convivemos com ela, especialmente pela forma de agir que tinha conosco, no dia-a-dia do trabalho e nas ações que fazíamos pelo país a fora. E também em relação à comunidade, a sociedade em geral, ao governo, tanto na esfera federal, estadual, como municipal”,

Esse é o sentimento relatado pelo gestor de relações institucionais da pastoral da criança, clóvis boufleur, que demonstra saudoso o carinho que possuia pela sua mentora,

“dra. Zilda tinha uma forma de se relacionar que cativava as pessoas com seu carisma, sua confiança e esperança de melhorias para as pessoas mais necessitadas. Ela despertava nelas a esperança. Era uma liderança no país e nós sentimos sua ausência e também a de lideranças fortes sociais no brasil hoje. Lembramos muito dela nas ações da pastoral da criança, na luta contra a mortalidade infantil, a desnutrição no brasil. Ela marcou a história desse país com essa ação que iniciou a mais de 30 anos atrás.”

“A Pastoral da Criança, desde o início, teve a preocupação não só de reduzir a mortalidade infantil e a desnutrição, mas também de promover a paz nas famílias e comunidades, pelas atitudes de solidariedade e a partilha do saber a todas as famílias”.

Oito anos após a morte de sua fundadora a pastoral da criança continua seguindo esse legado e crescendo cada vez mais.